Por que um arquiteto?

Identidade visual corporativa: também pode ser feita por arquitetos

identidade visual corporativa
Além da série de atividades já conhecidas como sendo de
atribuição exclusiva dos arquitetos, como projetos e execução de obras, estes profissionais também podem transitar e seguir seu trabalho por outras por outras áreas de conhecimento, como a fotografia, o design gráfico e o cinema. Estes profissionais, podem, por exemplo, ser responsáveis também pela criação de logomarcas e concepção de projetos de identidade visual corporativa de uma empresa.

De acordo com a Resolução nº 2, de 17 de junho de 2010, do Conselho Nacional de Educação, que institui as diretrizes curriculares do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil, os arquitetos e urbanistas devem receber uma formação para serem “profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis”.

identidade visual corporativaPor aí podemos entender de que forma o arquiteto se encaixa na criação e concepção de identidades visuais corporativas. Alguns profissionais renomados, como o arquiteto Manoel Coelho, contam com trabalhos na área de design de marcas e comunicação visual de empresas.

Um exemplo bastante interessante é o projeto de identidade visual desenvolvido por Coelho para o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, que abrange papelaria, comunicação visual informativa, identificação dos espaços e desenho de produtos comercializados na loja.

A Recta Quatro também atua neste segmento de criação e concepção de logomarcas e identidade visual corporativa. Entre os projetos já realizados, podemos destacar (veja as imagens na galeria abaixo) :

  • Marmoraria Fábrica de Pedras (Palhoça) –  criação do nome da empresa até toda a identidade como logomarca, placas, cartões, papelaria, etc.

  • Farmácia Santa Terezinha (Urussanga) – criação da logomarca e todo o material de utilização, placa, e até mesmo uniformes e brindes.

  • Loja de produtos naturais Buona Vitta (Criciúma) –  criação da logomarca, sacolas, pratos e papelaria.

  • Empreiteira Martins (Florianópolis) –  logo, placas, cartões, papelaria.

Mas, por que investir na identidade visual corporativa é importante?

A identidade visual corporativa acaba sendo o cartão de visitas da empresa, afinal é ela que causa uma primeira impressão nos clientes e irá determinar a escolha deles pela marca. Assim, ignorar a necessidade de melhorar esse aspecto do negócio pode não transparecer credibilidade para o público e também para a concorrência. Além disso, diante da intensa e crescente concorrência nos mais variados segmentos de atuação, apostar na comunicação visual é um ponto essencial para manter os clientes fidelizados. De forma resumida, uma boa identidade visual corporativa pode:

  • Impactar o público e gerar novos negócios – a comunicação visual define não apenas a primeira impressão que o público terá, mas também é determinante para que o consumidor escolha determinada marca;

  • Popularizar a marca no meio digital e também fora dele – o consumidor atual está mais conectado do que nunca e a empresa deve se esforçar para que o negócio se destaque da concorrência no meio digital e também fora dele;

  • Fortalecer a empresa no seu mercado de atuação – a identidade visual corporativa envolve um conjunto de itens como a criação da logo, a definição de tipografia e a escolha das cores para materiais publicitários, como cartões de visita, flyers e banners. É importante que a mesma comunicação esteja presente em todo o ambiente da empresa, como em totens e fachadas. Se preocupar com todos esses detalhes ajuda a valorizar ainda mais a empresa no seu mercado de atuação.  

identidade visual corporativaDessa forma, investir na identidade visual corporativa pode ser considerado um fator de extrema importância para aumentar a visibilidade do negócio e fortalecer a marca no mercado de atuação.

Para saber mais sobre as atribuições do arquiteto e todas as atividades que englobam a profissão, leia também nosso artigo sobre a importância de contratar um arquiteto para seu projeto de construção ou reforma. Você perceberá que contar com este profissional não é um custo e sim um grande investimento em qualidade e segurança.

Se quiser tirar alguma dúvida sobre o trabalho da Recta Quatro, entre em contato. Nosso leque de serviços abrange desde a criação de uma marca até a mais grandiosa obra.

About JULIANO DARÓS AMBONI