Por que um arquiteto?

Construir ou reformar: por que é importante contratar um arquiteto

Ao contratar um arquiteto, você terá alguém para dar soluções criativas, responsáveis e sustentáveis a todo tipo de espaço, além de valorizar seu imóvel.

Chegou a hora de construir a casa dos seus sonhos ou reformar aquele apartamento para deixá-lo com a ‘sua cara’. Você já sabe tudo o que deseja ter no espaço, onde comprar o material de construção, a decoração. Mas, ainda não pensou em quem vai fazer o projeto e transformar este sonho em realidade. E agora, será que preciso mesmo contratar um arquiteto?

Se você quer que a sua casa ou apartamento atenda realmente às suas expectativas, tenha conforto, ergonomia, espaços integrados e planejados, seja ventilada, iluminada e valorizada, além de ter custos otimizados, a resposta é sim. Você deve contratar um arquiteto!

O arquiteto é um profissional altamente qualificado, que vai pensar o projeto como um todo. Vai levar em conta o que o cliente quer, as características de todos que vão usar o espaço, o orçamento, como será a vivência dentro e fora da casa, a integração com o terreno, o bairro, a vizinhança, o meio ambiente. Ao contratar um arquiteto, você terá alguém para dar soluções criativas, responsáveis e sustentáveis para pequenos ou grandes espaços, lugares com pouca ou muita luminosidade, áreas mais planas ou mais inclinadas, enfim, alguém que vai pensar em te oferecer eficiência, conforto e, claro, beleza e design.

Este profissional também está apto a planejar e executar todas as etapas da obra, desde o estudo de viabilidade (para saber se a obra pode ou não ser iniciada) e do projeto arquitetônico, além dos projetos complementares, como o estrutural, o hidrossanitário, o elétrico e o preventivo de incêndio. Também poderá ser responsável pela construção, pela administração da obra, pela contratação da mão de obra, pela compra de materiais e pela aprovação legal da obra, com a obtenção de alvarás e licenças. Aliás, ao acompanhar a execução da obra, o arquiteto irá atestar e garantir a segurança da construção para o uso, evitando os ‘sustos’ e incômodos futuros com possíveis falhas estruturais, vazamentos, umidade, infiltrações etc.

Outra vantagem é contar com o arquiteto para cuidar do planejamento e da arquitetura do interior das residências. Por ser um profissional multifacetado, ele também tem capacidade para ambientar quartos, sala, cozinha, banheiros, áreas de lazer com móveis planejados, peças e mobiliários de arte, combinar as cores, trabalhar texturas em papéis de parede, azulejos, tecidos, e ainda realizar todo o trabalho de paisagismo. Enfim, um arquiteto pode te oferecer um conjunto completo de serviços.

Por isso, a contratação de um arquiteto não deve ser encarada como um custo e, sim, como um investimento. Afinal, o valor de um projeto arquitetônico representa de 2,5% a 10% do orçamento de uma obra, mas há ganhos de até 50% em um imóvel que tenha sido planejado e executado por um arquiteto. Ao aliar a capacidade técnica com o conhecimento sobre as últimas tendências em materiais e inovações do setor, o arquiteto consegue otimizar os gastos e evitar desperdícios ao mesmo tempo em que mantém um elevado padrão de qualidade para obedecer às necessidades do cliente. Esse vídeo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) mostra bem este trabalho.]

Como vimos, ao contratar um arquiteto você terá ganhos em:

  • Gerenciamento da construção (compra de materiais, contratação de profissionais, obtenção de licenças e alvarás)
  • Segurança e valorização da construção
  • Otimização de gastos
  • Criatividade, funcionalidade, design e estética
  • Planejamento e melhor aproveitamento de espaços
  • Integração com o ambiente externo  
  • Iluminação, ventilação, conforto térmico
  • Ambientação de interiores, áreas de lazer e paisagismo

Bom, depois de conferidas as vantagens de se contratar um arquiteto, uma dica importante. Você deve ouvir o profissional. Pense que você contratou e está investido em alguém preparado para este trabalho.

É normal surgirem dúvidas e algumas divergências entre o que ele apresentou e o que você está pensando em fazer. Mas, após conversas e ajustes para entender o seu ponto de vista e seus desejos, o arquiteto vai buscar atender seus pedidos, observando as necessidades, as possibilidades e o orçamento. O importante é que haja confiança no profissional escolhido. Com certeza, ele saberá transformar seu sonho em uma bela realidade!

Se tiver dúvidas sobre o trabalho do arquiteto ou precisa de um profissional para projetar e acompanhar sua reforma ou construção, entre em contato!

Um abraço e até a próxima!

About JULIANO DARÓS AMBONI

2 thoughts on “Construir ou reformar: por que é importante contratar um arquiteto

Comments are closed.