Novos Materiais, Por que um arquiteto?, Tendências

Fachada com brises – entenda como esse conceito tem ganhado força

Conheça as vantagens da fachada com brises e inspire-se para criação do seu projeto.

O revestimento continua sendo uma dos pontos centrais da arquitetura quando o tema é a fachada, pautada em dois pontos fundamentais: beleza e funcionalidade. Nesse sentido, a fachada com brises tornou-se uma alternativa altamente eficiente, capaz de trazer uma série de benefícios ao projeto, que vão além do impacto visual.

Conforto térmico, regulagem de luz externa e maior privacidade são apenas algumas das vantagens que o brise soleil traz ao ambiente, por isso tornou-se um elemento fundamental na arquitetura.

Brises em chapa metálica aplicados em fachada

Sejam horizontais, verticais, produzidos de chapas planas, perfuradas, expandidas, metalon ou outro material, os brises criam condições especiais que moldam a percepção do espaço e valorizam sensivelmente o ambiente. 

Continue lendo o post, entenda um pouco mais sobre a fachada com brise, quais os tipos, entre outros pontos interessantes sobre o tema. Acompanhe!

Fachada com brises: Modernidade alinhada ao conforto

Os brises não são uma ideia nova. Os primeiros foram desenvolvidos pelo arquiteto francês Le Corbusier no começo do século XX, mas ao longo do tempo foram se modernizando e adaptando às culturas e tendências. 

Ainda assim a “essência” não mudou. Os modelos mais populares de brises são compostos por lâminas dispostas lado a lado de forma horizontal ou vertical. Essas lâminas podem ser fixas ou móveis, de modo a abrir ou fechar com um dispositivo geralmente disposto na lateral da estrutura. 

O intuito é impedir a incidência direta de luz solar no interior de um edifício, reduzindo o calor excessivo. Além disso, as peças bloqueiam ou facilitam a passagem de luz para o ambiente, conforme a necessidade.

Abaixo vemos o exemplo do projeto de renovação urbana do distrito de Mireuil de La Rochelle, na França. A edificação chamada de Cauda do Lagarto (La Queue du Lézard, no original) é um complexo comunitário, que inclui centro esportivo e uma biblioteca da cidade.

Brise na fachada sul do Mireuil de La Rochelle – créditos da imagem: archdaily.com

A construção em si é formada por uma faixa de 200 m de comprimento, com salas e demais elementos construídos, alternados com espaços abertos. A fachada sul recebeu uma estrutura metálica para sustentar os brises horizontais.  

A disposição das lâminas fixas encontram-se em um ângulo de 62º, que no hemisfério norte é o ângulo ideal para impedir os raios solares no horário de maior intensidade, mas ainda assim amenizar o frio no inverno. 

Leia também: 6 tendências de arquitetura e design de interiores para 2022

Os tipos de brises mais comuns 

Os brises dividem-se entre verticais e horizontais, fixos e móveis. A escolha vai depender de uma série de fatores. O principal é a orientação da fachada, dessa forma, é possível otimizar seu uso, reduzir os custos de instalação e aproveitar ao máximo seus benefícios.

Entenda:

Horizontais

Os brises horizontais têm esse nome por conta da disposição das lâminas. No hemisfério sul são indicados para fachadas voltadas para o norte, assim se adéquam melhor aos raios solares que incidem durante todo o dia.

Verticais

Os brises verticais são indicados para faces leste e oeste, cujo sol da manhã é mais forte do que o da tarde. 

Fixos 

Como o próprio no sugere, os brises fixos são presos a fachada. São ideais para ambientes comerciais ou públicos, assim evitam o manuseio por diversas pessoas. 

Móveis
Brises móveis verticais em madeira na Residência Cancellier

Já os brises móveis são mais versáteis e podem ser tanto horizontais, quanto verticais. Neles há um dispositivo que permite a abertura e fechamento das lâminas, conforme a necessidade: se é aumentar a luz, reduzir, dar maior privacidade, etc. 

Fachada com brises: Melhores materiais

Determinados materiais agregam muito valor aos brises, facilitando a instalação e a manutenção. A madeira e o concreto, comumente usados no projetos mais antigos, deram lugar às diferentes ligas metálicas, mais modernas, eficientes e com vida útil maior. 

Brises metálicos

Entre os materiais mais recomendados para fachada com brises estão: 

  • Alumínio – o alumínio tornou-se um dos materiais mais usados por ser fácil de moldar, ter produção em escala industrial, ser mais leve, apresentar maior facilidade de instalação e manutenção. 
  • Metalon – o metalon é formado por aço carbono ou outra liga de aço. Possui diferentes formatos, no entanto, para brises, o mais comum é o retangular, o que permite desenvolver projetos de brises funcionais. Também apresenta ótima resistência mecânica a intempéries do clima, como a corrosão. 
  • Chapas expandidas e perfuradas – essas são chapas muito usadas em diferentes campos devido à sua versatilidade, e nos brises podem formar projetos com forte apelo estético. A grande vantagem aqui é a resistência, já que as chapas são produzidas de ligas metálicas como aço carbono, aço galvanizado, entre outras. 
  • ACM – o ACM é um tipo de chapa formada de alumínio e um núcleo de polietileno. O resultado é um material bonito, leve, capaz de resistir às intempéries, que formam uma fachada moderna e versátil.  

Leia também: Revestimentos metálicos – tipos e vantagens

O que considerar ao escolher os brises para sua fachada

Além da posição do edifício e do material, é importante avaliar ainda outras questões. 

Brise vertical em madeira na Residência CD

Quando o brise é instalado no lado externo, sua funcionalidade maior, que é a proteção, se mostra mais eficiente, visto que independente do material há o impedimento da incidência dos raios solares diretamente no edifício.

Outro ponto é a altura em que será instalado. Caso seja em um piso de maior elevação, considera-se a instalação no lado interno para facilitar a limpeza e conservação da estrutura. 

Independente da escolha, é importante contar com fornecedores de qualidade e ajuda profissional para projetar e executar a obra. Brises podem durar por muitos anos, mas para isso é importante que tenham uma boa estrutura, com materiais de qualidade e manutenção adequada. 

Conte para nós, como é a fachada dos seus sonhos? Independente do que você tem em mente, nós podemos te ajudar.

Somos uma empresa de arquitetura que atua em PROJETOS  e OBRAS. Vivemos 24 horas por dia, nos sete dias da semana, focados em bem atender. Temos o compromisso com a competência, demonstrando constante responsabilidade sobre cada escolha, especificação e decisão tomada.

Entre em contato e saiba mais! 

About JULIANO DARÓS AMBONI