Novos Materiais, Tendências

Revestimentos metálicos – tipos e vantagens

Os revestimentos metálicos permitem desenvolver verdadeiras obras de arte na arquitetura das edificações. Descubra neste post os tipos e suas vantagens.

Uso de chapas metálicas em interiores

Os revestimentos metálicos, em seus diversos tipos e formatos, se tornaram uma tendência. Quando começaram a surgir os primeiros projetos sofisticados com essas peças logo ficou evidente que seriam um elemento impactante, com a vantagem de ainda trazerem uma série de benefícios ao projeto.

A plasticidade do metal permite criar formas variadas, tanto para fachadas, quanto para ambientes internos para destacar o design de interiores. Cada vez mais, os resultados surpreendem, tamanha a possibilidade de personalização de alguns dos materiais usados nos revestimentos.

É algo arrojado, que permite criar projetos únicos, versáteis, que enaltecem a composição estética. Enfim, um material incrível em diferentes sentidos. Vale a pena conhecer um pouco mais e cogitar usar na obra.

Os tipos de revestimentos metálicos

Brises metálicos aplicados em fachada

Quando falamos em revestimentos metálicos, geralmente nos referimos a chapas de metal. Entre as mais comuns estão:

Alumínio: é amplamente usado na indústria para prevenir a corrosão química ou por temperatura. Na arquitetura pode compor uma série de elementos estruturais e decorativos, de modo a trazer maior vida útil e baixa necessidade de manutenção.

Aço Inox: oferece uma excelente proteção contra corrosão, mas também pode compor projetos incríveis. Sabe aquele revestimento que brilha bastante? Possivelmente foi feito de uma liga de aço inox.

Chapa perfurada

Aço galvanizado: o aço galvanizado também pode ser usado por conta do acabamento. Essa liga metálica é ótima devido à sua resistência contra corrosão, o que permite sua instalação em locais com maior umidade, como banheiros ou fachadas.

Chapa expandida: essa chapa é semelhante a uma tela, só que mais resistente que as telas metálicas encontradas no mercado. Basicamente é uma chapa comum de aço, alumínio ou outra liga metálica que passa pelo processo de expansão. O resultado é uma chapa com aberturas, geralmente losangulares, sem emendas e muito versátil. Essas características permitem seu uso como brises, divisórias, fachadas, guarda-corpo, revestimento de escadas, entre outras tantas aplicações.

Chapa perfurada: essa chapa metálica é uma das “queridinhas do momento”, tamanha sua versatilidade. Os diferentes tipos de furos permitem criar projetos que parecem ter vindo dos filmes. Se o intuito é criar um revestimento funcional, que permite a passagem de luz e ar, essa chapa é a ideal.

ACM aplicado na fachada da SERGECON, em São José – SC

 

 

ACM: as chapas de alumínio composto (ACM) também são muito usadas por conta das cores variadas. É possível adquirir uma chapa verde, azul ou com uma “estampa” que simula a madeira, por exemplo. Isso vai dar mais vida ao revestimento, que pode combinar melhor com a proposta do projeto.

Vantagens do revestimento metálico

Sem dúvidas as diversas opções de revestimento metálico disponíveis já são uma grande vantagem, mas os motivos para escolhê-lo para o seu projeto não param por aí.

Chapas metálicas aplicadas formando desenhos exclusivos

.Combina com diferentes estilos: essa pode ser a principal vantagem dos revestimentos metálicos. Essa versatilidade permite a aplicação das chapas de metal em uma série de projetos, residenciais, comerciais, corporativos etc. Não há uma regra específica quando a questão é o design, assim é possível criar um estilo único. Por exemplo, uma chapa perfurada pode ter vários desenhos, além dos círculos. Você tem aqui perfurações em forma de quadrados, retângulos, entre outras. Dessa forma, consegue dar um toque diferenciado à decoração. Algo mais moderno, com estilo único.

.Fácil instalação: os painéis são fáceis de instalar. Depois de ter construído a estrutura que receberá o revestimento, os profissionais utilizam meios colantes ou parafusos para sua instalação. A maior vantagem aqui é que você pode encomendar as chapas nas medidas do projeto, o que facilita uma série de pontos. O transporte é mais simples, bem como o armazenamento e manuseio, assim quando for instalar basta adequar a estrutura que irá receber a placa. Isso vale para paredes, fachadas, forros e demais aplicações do revestimento.

Painéis metálicos são resistentes à ação do tempo mantendo o aspecto original

.Ótimo custo-benefício: parece um pouco clichê falar ótimo custo-benefício, mas não tem como não citar essa característica. Os revestimentos metálicos duram uma vida toda (ou mais de uma). Podem durar até 300 anos fácil e isso com baixa manutenção. Você não vai ter que aplicar inseticida como é o caso dos revestimentos de madeira que sofrem com a ação de cupins. É só realizar uma limpeza quando apresentar sujeira, que o seu revestimento vai sempre ter a aparência de quando foi instalado. Os revestimentos metálicos são resistentes ao calor, frio, corrosão, entre outras ações do tempo.

 

 

Forro de chapas metálicas

.Fator sustentabilidade: hoje em dia tudo precisa ter um apelo sustentável. Quando falamos de revestimentos metálicos esse apelo é muito maior, pois vai desde o material 100% reciclável, até suas características que permitem melhor ganho de tempo, redução de desperdícios, passagem de luz e ar para economia de energia, entre outros fatores que o tornam eficiente do ponto de vista ecológico. Trata-se de um material que desde sua concepção atende aos preceitos da sustentabilidade, o que o torna ideal para projetos com essa pegada.

.Versatilidade: essa palavra esteve presente em quase todo o texto, mas com uma razão: é uma das principais vantagens dos revestimentos metálicos. Você tem toda a liberdade para a escolha do material, do formato, de desenhos, cores, etc.

Tudo isso permite criar verdadeiras obras de arte na arquitetura e design, que agregam leveza estrutural e visual às mais diferentes aplicações.

Sobre o autor: Enrico Bertanha, diretor da Bepex, tem mais de  20 anos de experiência em fabricação e aplicações de chapas expandidas e perfuradas na arquitetura.

Gostou do post? Ficou interessado?

Escreva-nos por e-mail. Deixe um comentário ou entre em contato pelos nossos telefones e redes sociais: Facebook e Instagram.

 

 

About JULIANO DARÓS AMBONI