Novos Materiais, Tendências

Os benefícios do Steel Frame

Residência Luz: moradia de 200m², totalmente em Steel Frame

 

Utilizado para a construção de residências, lojas e até edifícios, o Steel Frame é um sistema construtivo que possui resistência, durabilidade e agilidade de obra. Além disso, permite unir funcionalidade e estética ao projeto.

Neste post, o Steel Frame será apresentado de uma maneira breve, focando nas suas vantagens as quais justificam o uso cada vez maior deste sistema nas obras brasileiras.

Facilidade de deslocamento, transporte e manejo

Residência Luz: transporte dos painéis de fechamento

O Steel Frame é um sistema que reúne estrutura de aço galvanizado, placas cimentícias e gesso acartonado. Todo esse material é leve e embalado em pequenas quantidades, podendo ser transportado em veículos utilitários, sem exigência de grande logística.
Diferente de uma obra convencional em alvenaria, a montagem do Steel Frame não exige um grande número de profissionais na obra ou ainda equipamentos de grande porte. Sem intervir na segurança, são materiais leves e de fácil manuseio, que combinados darão travamento e rigidez à edificação.

Perfis em aço

 

Construção rápida

Obra da Residência Luz: pronta para morar em 120 dias

O tempo de uma obra é algo muito importante. Muitas vezes percebe-se que o cronograma não se encaixa, devido à necessidade de soluções e “jeitinhos” durante a montagem de uma estrutura ou vedação tradicional em alvenaria.

Na construção com Steel Frame o tempo de obra é reduzido substancialmente. Os componentes do sistema são todos pré-fabricados e com controle apurado de produção. O projeto de arquitetura deverá ser mais detalhado e criterioso, definindo posição de peças específicas. Dessa maneira, tudo se encaixa desde o início. Isso permite a execução de uma residência em dias, dependendo da área e da complexidade da obra.

Além das paredes, os pisos e tetos do sistema Steel Frame também são compostos de materiais inovadores e com propriedades acústicas e térmicas mais apropriadas para o conforto interno. Normalmente, utiliza-se telhas metálicas do tipo “sanduíche”, forros de gesso, pisos cerâmicos e isolamentos com o uso de lãs de rocha e de vidro.

Obra com exatidão

Residência Luz: conferência de prumo durante a obra

Os materiais que compõem o sistema são fabricados com precisão. Isso garante uma obra mais exata e correta.

Isso evita desperdícios, pois não há quebra e nem ajustes, algo comum no uso de tijolos e blocos, por exemplo. Como o Steel Frame é todo industrializado, as medidas dos componentes já são definidas de conhecidas no projeto de arquitetura, eliminando surpresas na hora da construção.

Dessa maneira, evita-se também o descontrole, principalmente nos ajustes de acabamento ou no uso excessivo de materiais de construção, tornando o custo da obra algo difícil de se conhecer antes da conclusão da edificação. No Steel Frame, isso não acontece.

Rapidez nas instalações

Instalações dentro da parede de Steel Frame

O Steel Frame permite a passagem das tubulações hidráulicas e elétricas de maneira mais rápida e prática. A própria estrutura em aço já vem com os furos para o deslocamento e instalação. Ainda, os pontos que ficarão aparentes são próprios para a instalação nas paredes de gesso ou OSB, permitindo o uso do acabamento que o usuário decidir no mercado.

Não há mais aqueles rasgos, com quebras de paredes para passagem de tubulações em todos os sentidos em uma parede. Isso também acaba com o desperdício de material. Imagine uma parede pronta, sendo agora aberta para embutir canos e eletrodutos, para logo após voltar a ser fechada. Isso não é lógico!

As placas utilizadas nos forros e paredes ainda permitem a criação de alçapões de visita, que podem ser facilmente abertos para a visita e manutenção, quando necessário.

Obra limpa

Residência Luz: obra de fechamento da estrutura

Como já observado nos itens anteriores, o Steel Frame permite um controle mais apurado dos materiais e das instalações. Como cada material tem um destino certo na construção, já definido em projeto, a quantidade fica muito mais acertada. Praticamente, não existem sobras, descartes ou desperdícios.

Ainda, a precisão de medidas do projeto e o padrão utilizado na fabricação dos materiais, eliminam cortes e ajustes no local.

Portanto, o sistema é considerado como uma construção limpa.

 

Menor custo

Residência Luz: obra finalizada

Uma obra no sistema Steel Frame tem tudo para ser de menor custo.

A mão-de-obra apesar de especializada será bem menor. Devido à leveza dos materiais e ao tamanhos das peças utilizadas, não é exigido um grande número de funcionários.

Outro ponto importante é a rapidez da construção. Com um comércio ou uma residência própria construída e pronta para o uso em menor tempo, pode-se livrar do aluguel ou começar as vendas em um intervalo de tempo muito menor. Isso gera economia a até lucratividade no médio prazo, além de ânimo para as novas conquistas.

Gostou do post? Está interessado em mais informações?

Escreva-nos por e-mail. Deixe um comentário ou entre em contato pelos nossos telefones e redes sociais: Facebook e Instagram.

About JULIANO DARÓS AMBONI