Novos Materiais

Tipos de tinta: entenda as diferenças e saiba quais usar

tipos de tintaChegou a hora do arremate final, da escolha que vai dar o último toque à casa e deixá-la bem do seu jeito. Sim, chegou o momento de escolher as tintas e pintar a fachada, paredes, quartos, cozinhas etc. Mas aí você chega à loja e o vendedor pergunta: “ Vai precisar de galão ou lata? De qual marca? Qual cor? Tinta látex, acrílica, verniz, epóxi? Acabamentos fosco, acetinado ou brilhante?” E então, quais os tipos de tinta levar?

Essa é uma dúvida bastante recorrente, afinal há mesmo uma grande variedade de opções à disposição no mercado. Se você contar com um arquiteto que está planejando e monitorando todo o projeto e execução da obra, ele é que será o responsável por passar as orientações e definir que tipo de tinta usar em cada espaço: você só precisa escolher qual a que melhor se encaixa em seu gosto e orçamento. Aliás, ter este profissional por perto é sempre uma garantia de qualidade e segurança em reformas ou construções.

Mas, de qualquer forma, sempre é interessante estar bem informado e ter conhecimento antes de fazer suas escolhas. Por isso, vamos apresentar aqui os diferentes tipos de tintas e em quais ocasiões usar. Vamos a eles!

Tipos de tinta

Látex PVA

O látex é a tinta mais encontrada nos interiores das residências. Tem base solúvel em água e, por isso, permite que pincéis e rolos sejam preparados apenas com água. O acabamento em Látex PVA é adequado para a parte interna das residências, que podem ser limpas apenas com um pano úmido, e pode ser aplicado em vários tipos de superfícies como: alvenaria, reboco, concreto, fibrocimento, entre outros.

O acabamento desse tipo de tinta é muito bom, assim como seu recobrimento da camada anterior de pintura (se ela existir). Porém, encontra-se apenas no acabamento fosco, pois sua resina não possibilita variação de brilho. Seca rapidamente e o odor típico de pintura é mínimo. Não é muito resistente a ação do sol, nem a lavagens constantes, por isso, não é adequada para áreas molhadas ou que possam receber chuva, e para recobrimentos de acabamento em alto brilho, como um corrimão, por exemplo.

Acrílica

A tinta acrílica, de forma geral, tem aspecto muito similar a látex. Também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença é que sua fórmula contém resinas acrílicas, que proporcionam ao produto alta impermeabilidade, tornando-o especialmente eficaz para pinturas externas. Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante ainda para uso em áreas molhadas da casa, como na cozinha e lavabo, e também pode ser aplicada em diversos tipos de superfícies, como alvenaria, reboco e concreto.

tipos de tintaJá as emborrachadas, possuem uma película flexível à dilatação e retração da argamassa de acordo com as mudanças de temperatura, protegendo contra umidade, chuva e sol, e é recomendada para pinturas de paredes externas, fachadas e muros.

O acabamento tende a ser mais brilhante que o do látex – existem versões para acabamento fosco, semibrilho e acetinado. As tintas acrílicas podem ser lavadas, ao contrário do látex, que deve ser limpo apenas com pano úmido.

Esmalte

É a substituta da tinta “óleo”. O esmalte é um tipo de tinta que não é solúvel em água, pois possui produtos sintéticos que compõem a base mais comum para esse tipo de acabamento. As tintas esmalte são especialmente boas para a utilização em superfícies de ferro ou madeira. Assim, janelas de ferro, corrimãos e estruturas metálicas leves terão um acabamento melhor e mais durável se pintados com tinta esmalte.

Embora a madeira possa receber vários tipos de acabamentos, portas feitas desse material são tradicionalmente pintadas com esmalte por conta do alto nível de manuseio, já que o esmalte permite a lavagem dessa superfície com mais facilidade. O acabamento de esmalte possui alto brilho, com a impressão da formação de uma película sobre a superfície, e pode ser encontrada nas versões fosco, alto brilho e acetinado.

Epóxi e poliuretano

As tintas epóxi e de poliuretano são sintéticas e não solúveis em água e têm usos mais específicos, como, por exemplo, a pintura de caixas d’água. Essas tintas, que são geralmente diluídas em solvente específico pois ‘endurece’ quando se mistura com um agente catalisador, devem ser aplicadas sempre por mão de obra que conheça o material e os processos, para evitar que se formem bolhas, ou haja descolamento da camada de tinta.

Como são tintas específicas para aplicação em áreas molhadas e até inundadas, como piscinas e caixas d’água, podem ser uma excelente possibilidade para banheiros, boxes, cozinhas e áreas dessa natureza, desde que harmonizadas corretamente com os outros revestimentos. Pode ser aplicada também em pisos, mas depende de mão de obra altamente especializada.

Verniz

tipos de tintaTem composição líquida e é feita a partir de solventes. Após aplicada, geralmente em madeira, oferece uma camada protetora. Existem vernizes pigmentados que dão aspecto mais nobre, porém geralmente as versões mais comuns dessa tinta são as transparentes, com acabamento fosco, acetinado ou brilhante. Podemos destacar o verniz acrílico a base de água, que serve para proteger e impermeabilizar alvenaria, concreto aparente, telhas de barro, com boa resistência ao mofo; o verniz poliuretano, indicado para superfícies internas e externas de madeira, como embarcações, portas, balcões, móveis de bares, pois tem secagem rápida e ótima resistência a maresia e ao atrito; e o verniz fenólico, bom como impermeabilizante ou como acabamento de reboco ou concreto, e também usado para o tingimento e envernização de madeira (janelas, portas, esquadrias).

Além das citadas acima, há ainda as tintas feitas com cal, e outros produtos de efeito, como as tintas magnetizadas, do tipo lousa e para piso; e existem também as massas e texturas de muitas naturezas diferentes. E não se pode deixar de mencionar os fundos preparadores específicos para superfícies diversas (como para galvanizados ou gesso, por exemplo).

Sistemas de pintura

Dependendo do que se quer pintar é necessária a aplicação de vários produtos. Quando isso acontece, chamamos o processo de pintura de um “sistema”, e não simplesmente uma pintura simples como nos exemplos acima. Nesse caso, é preciso contar com um pintor mais experiente para realizar com eficiência e qualidade o trabalho.

Quantidade

Existem três tipos de embalagem no mercado. A de 1/4 de tinta, que são os potes menores de 0,9 litros; o galão de 3,6 litros e a lata, usada para pintar grandes áreas de paredes e tetos, com 18 litros. Há também as embalagens para teste, que são potes muito pequenos que servem para quando tirar dúvidas de qual cor pintar.

Para saber a quantidade de litros para uma demão de tinta, o cálculo é rápido: multiplique a área a ser pintada por 0,6 litros. Lembrando que a quantidade de demãos vai depender da cor de fundo da parede e da cor da própria tinta. O ideal em geral são três demãos.
Gostou do conteúdo? Então curta e compartilhe com seus amigos. Se tiver algum dúvida ou sugestão, deixe um comentário ou entre em contato com a Recta Quatro!

About JULIANO DARÓS AMBONI