Novos Materiais, Tendências

Como escolher a porta de entrada

porta de entrada

Dizem que a primeira impressão é a que fica. Por isso, escolher uma porta de entrada, pode gerar tantas dúvidas em quem está construindo ou reformando. Além de ser um dos itens que mais chama atenção logo ao primeiro olhar dos visitantes, ter uma boa porta de entrada garante mais que estilo: é uma questão de conforto e segurança.

Nas casas, a definição da porta principal é ainda mais fundamental, já que ela estará exposta às intempéries, diferente dos apartamentos. Neste momento, é preciso levar em conta a durabilidade e pensar em materiais duráveis e resistentes às mudanças climáticas entre outros fatores externos.

O tamanho mínimo de uma porta de entrada é de 80 cm de largura por 210 cm de altura, mas se ela for pivotante, podem ser distanciadas de acordo com o tipo e robustez do pivô suporte. Também é preciso estar atento às normas de acessibilidade, especialmente se a casa for destinada a pessoas com deficiências físicas ou de mobilidade.

Sobre os materiais, há diferentes tipos  – ferro, aço, alumínio, pvc, vidro e madeira. A porta de entrada ainda pode receber cores e ter o desenho pode ser liso ou trabalhado e ainda contar com puxadores ou maçanetas diferenciados para dar ainda mais estilo.

Atualmente, um dos modelos mais usados nas entradas de casas e apartamentos é a porta pivotante. É uma porta sem dobradiça, fixada no piso e no batente superior por pivôs que ficam escondidos; assim o seu eixo vertical é deslocado da parede e pode-se optar por portas maiores e mais pesadas. Feitas sob medida, são exclusivas e elegantes.

Mas a dica principal é evitar escolhas baseadas apenas no custo. O baixo preço pode trazer consequências e muita dor de cabeça. As portas de má qualidade podem emperrar na abertura, ter cupins, empenamento, infiltração de água, ferrugem e outros problemas, inclusive na segurança da residência.

Outro ponto é o momento da instalação: é importante garantir uma boa vedação para que se tenha um funcionamento adequado. E quando as portas são de madeira, a atenção deve ser especial, pois neste material, elas necessitam ser seladas com verniz ou pintura com acabamento e proteção. Além disso, o primeiro passo é optar por uma madeira própria para uso externo, como a Itaúba.

Veja alguns modelos de porta de entrada para você se inspirar e escolher a que melhor se adequa ao seu orçamento e combina com seu estilo e projeto.

Modelos de porta de entrada

 

  • Madeira maciça

    porta de entrada

 

  • Madeira com detalhes em ferro

    porta de entrada

 

  • Alumínio e vidro

    porta de entrada

 

  • Metal

    porta de entrada
    Joana França

 

  • Alumínio

    porta de entrada
    Romagnoli Porte

 

 

 

Há uma variedade enorme de modelos de portas de entrada. Porém, o ideal é que as portas sigam a mesma tendência em todo o projeto. É claro que é possível investir em estilo e dar uma charme especial neste item.

Saiba mais sobre projetos e arquitetura de interiores seguindo o blog da Recta Quatro. Se tiver dúvidas sobre portas de entrada e outros projetos, deixe um comentário ou entre em contato!

About JULIANO DARÓS AMBONI