Espaços Planejados, Tendências

Terreno inclinado: conheça as vantagens de construir nestes espaços

terreno inclinado

Muitas dúvidas surgem quando falamos em terreno inclinado, irregular ou acidentado. Será mesmo possível construir com qualidade nestes espaços? O custo será mais elevado? Pois alguns destes questionamentos vamos responder neste artigo, inclusive mostrando exemplos de projetos feitos pela Recta Quatro.

Sobre os terrenos irregulares ou acidentados, em aclive ou declive, é importante destacar que tal característica não torna a construção mais complicada. É sim uma oportunidade do arquiteto pensar em um projeto único, com respostas exclusivas para aquele lugar.

Construir em um terreno inclinado também não irá elevar o custo da fundação. A estrutura estará presente em qualquer edificação. Apenas a maneira como será trabalhada pelo projeto de arquitetura é que exigirá uma maior criatividade. Ela pode ficar aparente, fazer parte da arquitetura por meio de níveis que setorizam a edificação, ou ainda destacando elementos e os diversos modos de utilização da construção.

Por isso, vale sim a pena começarmos a utilizar com mais frequência estes espaços. Até porque, com as cidades cada vez mais ocupadas, os terrenos inclinados são uma boa opção. Inclusive, pelo custo, que por vezes é mais baixo se comparado a terrenos planos. Outra vantagem é muitas vezes ganhar uma vista diferenciada da cidade!  

Porém, para que o projeto em um terreno inclinado seja concretizado com qualidade, é preciso ter um profissional capacitado para preparar o terreno com segurança (com contenções, muros de arrimo ou cortinas de concreto, por exemplo), planejar e executar as etapas e que realmente saiba utilizar a inclinação a seu favor.  

Pontos positivos de construir em terreno inclinado

  • implantação diferenciada, seguindo as características únicas do lugar;
  • projeto irá valorizar o desenho do local;
  • ganhos com um projeto criativo;
  • menor custo na compra, pelo preconceito de ser um terreno de ‘menor qualidade’;
  • vista privilegiada (no aclive);
  • a construção valoriza o terreno.

Projetos Recta Quatro em terreno inclinado

Residência Mariot

terreno inclinadoProjeto feito para a cidade de Urussanga, no sul catarinense, com 250 m2. Foi aproveitado um terreno em aclive, mostrando que espaços assim são ótimos para se explorar uma melhor arquitetura. O terreno está localizado em um morro da cidade, limitado por uma densa vegetação posterior mas com vista para todo o Vale onde está localizada a cidade.

A ideia foi trabalhar a implantação da residência em patamares, pensando no fluxo dos usuários desde a sua chegada até a passagem pelas áreas sociais, serviço, íntimas e de lazer. Cada lugar assume um patamar ou um nível na disposição do terreno.

Residência Concer

terreno inclinadoO projeto também foi feito para a cidade de Urussanga, aproveitando um terreno bastante acidentado, em aclive lateral e declive para os fundos. A residência com 450 m2 se apropria do terreno, deixando áreas de garagem e hóspedes na parte mais baixa, preservando a área de convívio da família. Além disso, a torre de circulação vertical foi localizada de tal forma que é possível acessar todas as áreas da casa sem cruzamento de fluxos.

Em direção ao declive se voltam as áreas de salas de almoço e estar, além de receber a disposição de todo o setor de piscina e spa. Pela sua implantação, a residência Concer se tornou um grande camarote para as festividades que acontecem logo abaixo no Parque de Exposições da cidade, como a Festa do Vinho. Apesar disso, a privacidade da residência foi bastante preservada, permitindo a apropriação espontânea dos moradores.

Residência Luz

Localizado em Criciúma, com 200 m2, o projeto aproveitou o declive acidentado. A ideia era de transformar a residência em uma parte da paisagem. A cobertura, as aberturas, e sua implantação: tudo levou em conta o terreno e o lugar onde está inserida. O resultado é uma apropriação ímpar, com criatividade, que permite um modo de viver inteiramente voltado para aproveitar a localização da casa.

terreno inclinadoComo nos fundos do terreno, bem abaixo, há um lago, as áreas íntimas e sociais se uniram em uma ampla varanda de contemplação. Já da porta de entrada é possível admirar a vista. Nesse caso, o terreno em declive foi fundamental para balizar e determinar o jeito de morar nesse lugar.

Com estes exemplos, podemos ver que terrenos acidentados são a maior fonte de inspiração para um trabalho mais maduro e cheio de nuances em um projeto. Tem um terreno inclinado e quer construir? Entre em contato com a Recta Quatro, escritório com expertise nestes tipos de projeto.