Espaços Planejados, Tendências

Iluminação e ventilação natural: como aproveitar esse elementos nos projetos

iluminação e ventilação natural

Além de trazer conforto e bem estar, iluminação e ventilação natural contribuem significativamente para redução do consumo de energia na edificação. Usar os recursos naturais a favor das construções é o conceito da bioarquitetura, que pretende proporcionar conforto, beleza e funcionalidade às construções, tudo isso de maneira integrada e harmoniosa ao ecossistema.

Outro ponto positivo de valorizar a iluminação e ventilação natural nas residências vai além da economia de recursos e na conta de luz: o bem-estar físico e psicológico. Muitos estudos mostram que pessoas que moram em locais bem iluminados e ventilados estão menos propensas a sofrer com doenças psicológicas, como estresse e depressão, e também com problemas respiratórios causados por umidade e mofo.

Hoje vamos falar um pouco sobre o tema e mostrar um projeto da Recta Quatro que privilegiou a iluminação e ventilação natural, na Residência LFTP, construída em Florianópolis.

Ventilação Natural

A aplicação traz diversas vantagens para as edificações, mantendo a qualidade interna do ar pela troca constante, criando ambientes salubres e confortáveis, também reduzindo os gastos energéticos, principalmente a diminuição do uso de ar condicionado que é um dos principais consumidores de energia.

A troca de ar se deve às diferenças de pressão, seja feita por ventos ou temperaturas distintas. Mas, para garantir o conforto térmico através da ventilação é necessário mensurar a taxa adequada do fluxo de ar, mantendo o equilíbrio entre a temperatura e a pressão dos ambientes, e levar em conta os ventos dominantes locais (frequência, direção e velocidade); a radiação solar, de acordo com cada ambiente; e a umidade relativa do ar.

Algumas técnicas para melhorar a ventilação interna nas residências são:

  • pé direito alto;
  • ventilação cruzada;
  • torres de vento;
  • ventilação por diferença de temperatura;
  • resfriamento evaporativo.

Iluminação Eficiente

Para otimizar a iluminação natural nas construções, deve se fazer uso de alguns elementos que contribuem para a entrada da luz do Sol, em períodos específicos. Podemos citar alguns como:

  • a ‘pele de vidro’, que são grandes paredes feitas completamente de vidro;
  • os brises, ou quebra-sol;
  • bay windows; portas de correr;
  • janelas de mansarda;
  • tesouras vazadas;
  • iluminação zenital.

Eles valorizam a iluminação natural, além de darem charme e sofisticação à residência. Além disso, para que a luz seja aproveitada ao máximo deve ser analisado o clima da região, quantidade de luz, orientação solar e quantidade de horas de luz por dia.

Por isso, é importante contar com um arquiteto em todo o processo do projeto, que será capaz de identificar o correto posicionamento da construção e os elementos a serem usados para melhorar a entrada da luz natural.

Residência LFTP

O projeto foi feito para residência de 150 m2, a ser construída no bairro Carianos, em Florianópolis (SC). O foco, como falamos, foi no aproveitamento da iluminação e ventilação natural. Por isso, foram usados vidros e tesouras vazadas, com lajes inclinadas e sem forro na área íntima da residência, proporcionando maior conforto para as áreas de longa permanência.

Já o bloco social é significativamente diferenciado e identificado pela cobertura plana e a caixa de vidro e o volume da escada que suporta também o reservatório superior. Os volumes de concreto sobressalentes auxiliam no controle solar e identificam acessos e áreas íntimas, que também contribuem para a composição da arquitetura da casa.

A estrutura metálica do telhado trouxe leveza e permitiu explorar uma estética diferenciada para a residência. Também trouxe discrição para o volume do reservatório, que respeitou a altura para manter a pressão da água. Apesar da estrutura metálica, o telhado foi pensado  com telhas cerâmicas, facilmente encontradas na região.

Gostou do projeto da Residência LFTP e quer melhorar a iluminação e ventilação natural na sua casa ou escritório? Entre em contato com a Recta Quatro! Você também pode conhecer outros projetos do escritório acessando nosso portfólio.

About JULIANO DARÓS AMBONI