Tendências

O que são e para que servem os telhados verdes

Saiba como é possível usar os telhados verdes para melhorar a temperatura, diminuir os ruídos e ganhar uma linda área de jardim onde você menos esperava!

Os nomes são os mais variados: telhado verde, terraço jardim, cobertura vegetal, ecotelhado, telhado ecológico. O termo não importa muito, mas o conceito tem ganhado cada vez mais força à medida em que as cidades se tornaram ‘cinzas’ e cheias de concreto.  

Apesar de parecer novidade, esta prática sustentável não é recente. Na verdade, ela é vem sendo realizada (e aprimorada, é claro!) desde a época da Babilônia, dos famosos Jardins Suspensos. Além disso, seguindo os conceitos de Le Corbusier, os terraços jardim também figuraram muito durante os anos 20 da arquitetura moderna: eram um dos 5 pontos fundamentais da nova arquitetura.

Mas o que são e para que servem os telhados verdes? Podemos destacar várias utilidades e muitos benefícios ao cobrir casas e prédios com plantas e árvores. A técnica consiste em aplicar uma camada impermeável sobre a cobertura da casa e depois cobrir com terra e plantas. Assim, é possível diminuir a poluição ambiental, abaixar o nível de ruídos dentro da casa, reduzir o calor nos cômodos –  com o telhado verde é possível melhorar em 90% as condições de temperatura no interior das edificações – , aumentar a umidade relativa do ar e ainda deixar a casa mais bonita. Sem contar a possibilidade de ganhar um espaço de jardim ou de horta onde você menos esperava. Enfim, são muitos os ganhos em qualidade de vida.

O telhado verde também pode ajudar a absorver água da chuva. As plantas e a terra se tornam filtros naturais, evitando a saturação do solo e, com o uso de um sistema de coleta e armazenamento, a água pode ser utilizada no banheiro, na limpeza das áreas externas, na cozinha ou até mesmo para molhar as plantas do jardim. Às vezes, telhados verdes contam com também com painéis solares que reduzem o consumo de energia elétrica.

Qual a aplicação

Este tipo de cobertura pode ser aplicada em residências, prédios comerciais, de escritórios, e qualquer outro tipo de construção, com estruturas de metal, de concreto e de madeira. É possível instalar o telhado verde utilizando diferentes tipos de técnicas, mas de acordo com as características das edificações e o uso e o formato do telhado, é preciso alguns cuidados. Os aspectos mais importantes a serem levados em conta são: a resistência da estrutura do telhado para suportar o peso da vegetação, da terra e da água; a impermeabilização utilizada para não haver problemas com infiltração; a camada de substrato de acordo com a vegetação desejada; e a vegetação de acordo com a luz recebida e o uso do ambiente.

IMPORTANTE: Nunca deixe de pedir auxílio profissional. Peça para um arquiteto fazer as avaliações dar as instruções necessárias e para um engenheiro civil fazer um cálculo estrutural para estabelecer o quanto de carga o telhado pode suportar. Se feito sem estes cuidados, o telhado verde pode gerar danos e até não ser sustentado pela construção,  causando graves acidentes.

Além disso, leve em consideração os custos desta aplicação, que podem ser um pouco elevados, mas há opções mais em conta já feitas no Brasil. A diferença de preços se deve basicamente à quantidade e o tipo de materiais envolvidos, à complexidade de instalação e a mão-de-obra especializada.

Separamos alguns vídeos que mostram a aplicação dos telhados verdes em casas e edifícios. Confira nas reportagens da TV Cultura, Jornal Hoje e do Bom Dia São Paulo.

Em Florianópolis, o telhado verde ganhou um lugar inusitado, mas com grande relevância: foi colocado em um ponto de ônibus, ajudando no conforto térmico e tornando menos desgastante a espera pelo transporte coletivo. Iniciativa interessante e que poderia ajudar a ampliar as áreas verdes das cidades, além de melhorar o dia a dia das pessoas.

Enfim, além de ganhos individuais, o telhado verde também promove ganhos coletivos. Em ambientes extremamente artificiais como o urbano, promovem o reequilíbrio ambiental e regulam a umidade do ar no entorno da edificação, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, quando usadas plantas nativas do local.

 

Vantagens

  • Cria  um agradável terraço para diversos tipos de usos;
  • Diminui a poluição e melhora a qualidade do ar das cidades. A vegetação absorve as substâncias tóxicas e a libera oxigênio na atmosfera;
  • Ajuda a combater o efeito de Ilhas de Calor nas grandes cidades;
  • Melhora o isolamento térmico da edificação: protege contra as altas temperatura no verão e ajuda a manter a temperatura interna no inverno;
  • Melhora o isolamento acústico da edificação, pois a vegetação absorve e isola ruídos.
  • Maior retenção da água das chuvas. A vegetação auxilia na drenagem da água da chuva, reduzindo assim a necessidade de escoamento de água;
  • Ajuda na diminuição da temperatura do micro e macro ambientes externo;
  • Melhora a eficiência energética devido à redução da temperatura no ambiente interno, diminuindo a necessidade de refrigeração;
  • Aumento da biodiversidade, atraindo pássaros, borboletas entre outros;
  • Embeleza a edificação e a cidade.

Algumas desvantagens

  • Requer manutenção para manter sua estrutura saudável e com boa aparência;
  • O investimento financeiro inicial pode ser alto;
  • Podem haver restrições quanto à estrutura, inviabilizando o sistema;
  • Necessita de mão de obra especializada para instalação para evitar problemas de vazamento e infiltrações.
Tagged

About JULIANO DARÓS AMBONI