Espaços Planejados

Vamos falar sobre piscinas

Residência Isoppo

As piscinas são locais importantes para uma família em uma edificação. Elas garantem o lazer e recreação de todos em casa, reunem os amigos, promovem a execução de atividade física, e, com o uso de aquecedores, podem ser utilizadas ao longo de todas as estações do ano.

Muito do que é divulgado sobre as piscinas em edifícios, coberturas e residências não é verdade. Existem muito mais alegrias que estresse na construção desse ambiente de lazer dos nossos lares. Neste post, iremos esclarecer um pouco mais sobre o assunto, tentando auxiliar na definição da compra, construção ou reforma desse importante elemento.

Escolha do material

O primeiro item a ser definido sobre a piscina deve ser o seu material. Normalmente, as piscinas podem ser em concreto armado, vinil ou fibra de vidro.

Piscinas de Concreto

Residência Ribeiro

A piscina em concreto armado, exige um projeto estrutural antecipado que considere todas as demais propriedades do terreno e da edificação que fará conjunto com a piscina. As piscinas de concreto permitem maior liberdade ao projeto de arquitetura, onde o arquiteto poderá criar uma piscina exclusiva, de desenho único. Dessa forma, pode-se priorizar os desejos específicos da família, como raia para nado, espaço para as crianças, profundidade adequada, dentre outros atributos. Os revestimentos também irão permitir criações únicas, como desenhos e cores diferenciadas, podendo ser em cerâmica ou vinil. 

Esse tipo de piscina deve ser construída com cuidado e receber impermeabilização para evitar futuros transtornos, como vazamentos.

Piscinas de Vinil

As piscinas de vinil tem por base a estrutura de concreto ou alvenaria. Por isso, suas características são parecidas com a piscina de concreto. Por ser uma material impermeável, a piscina de vinil não exige impermeabilização, mas é necessário um cuidado constante para evitar corte ou rasgo do material. Apesar de permitir desenhos e cores exclusivas, com o passar dos anos, ação do sol e dos produtos de limpeza, o vinil sofre mudança de cor.

Piscinas de Fibra de Vidro

Residência Cancellier

Por se tratarem de elementos prontos, as piscinas de fibra exigem menos custo e manutenção na obra. O seu desenho e cor já são pré-definidos pelo fabricante, impedindo exclusividade na obra ou atendimento à algum requisito específico da família, como profundidade, por exemplo. Por se tratar de um material de superfície homogênea tem sua limpeza facilitada. Porém, exigem um cuidado para não serem riscadas ou terem a superfície afetada por produtos químicos que poderão manchar a piscina.

A piscina em fibra, é estruturada segundo a sua capacidade pelo próprio fabricante. No loca, ela irá exigir uma estrutura de instalação, como muros de contenção, bancos de areia, drenagem, etc. Isso se dá para garantir a estabilidade e evitar ruptura do corpo da piscina, através de movimentos bruscos, trincas, dentre outros, como falamos no post sobre caixas d’água.

Estrutura Diferenciada

Residência Medeiros

Um dos primeiros pontos a se considerar para uma piscina é a sua estrutura. É importante saber que a sua construção não se limita a contenção de uma quantidade de água. Ainda é necessário considerar o movimento da água, a ocupação pelo usuário e as diversas atividades que serão exercidas nela, como salto, mergulho, nado, hidromassagem, dentre outros. Portanto, a estrutura de uma piscina pode ser em concreto, metálica ou mista.

Localização e Área Disponível

Residência Isoppo

É fundamental a verificação da área disponível para instalação de uma piscina. Além dela própria, é importante prever uma distância mínima da borda, para permitir circulação ao redor, deck, entrada e saída da água e o deslocamento de bóias e cadeiras para contemplação e estar.

É necessário lembrar que a piscina irá exigir espaço para os equipamentos de funcionamento, como bomba, filtros, motor, e um possível aquecedor, se for o caso. Já existem aquecedores no mercado que ampliam o uso da piscina para quase todos os meses do ano. Também, é importante prever um depósito para os utensílios de limpeza e recreação, como redes e produtos químicos, cadeiras, bóias, guarda-sóis, etc.

Residência Ribeiro

 

Outro fator a ser considerado é o posicionamento. A piscina, como área de lazer, muitas vezes merece estar longe de olhares externos de vizinhos ou transeuntes, permitindo maior privacidade e integração entre os usuários. Deve-se ainda evitar áreas próximas à árvores, devido a existência de raízes que inviabilizem a obra e até mesmo evitar que folhas caiam na água e aumentem a necessidade de manutenção. Ainda, a posição solar será determinante para a localização da piscina. O arquiteto irá analisar o caminho do sol e futuras construções vizinhas que possam trazer sombreamento para o ambiente. Dessa maneira, fará o projeto com a posição mais apropriada.

Dicas do Arquiteto:

Por se tratar de um elemento fixo complexo, o planejamento prévio é fundamental para se construir uma piscina. O primeiro passo do planejamento deve ser a contratação de um arquiteto que irá definir, esclarecer e prever através do projeto todas as condições para se executar esse sonho da melhor maneira. 

Ainda, planeje o tempo de obra com atenção. Observe que a construção, instalação ou reforma demanda tempo e a piscina pode não estar pronta no momento mais desejado: o verão.

Residência Isoppo

Outra observação importante antes de projetar uma piscina é ter em mente a quantidade de pessoas que irão utilizá-la. Lembre-se que uma piscina é praticamente impossível de ser ampliada, caso a família aumente. Outro fator é definir os tipos de usuários. É fundamental prever uma área protegida para crianças, por exemplo.

A piscina deve ser instalada em nível e em terrenos aptos a suportar sua carga e suas movimentações. Somente um arquiteto pode observar com clareza e confiança esses aspectos. Portanto, não abra mão de estar bem assistido nesse processo. Assim, a sua piscina trará somente alegrias para sua família.

A piscina pode ser o primeiro motivo para uma renovação ou transformação da residência atual, dando margem para um projeto ainda maior, que contemple áreas de churrasqueira, salões de festa,
academia, quiosques, abrigos para encontros, estares, cozinha… Pense bem e consulte um arquiteto para ampliar essa realização.

Ficou alguma dúvida? Escreva-nos por e-mail. Deixe um comentário ou entre em contato pelos nossos telefones e redes sociais: Facebook e Instagram.

About JULIANO DARÓS AMBONI