A construção de lojas em shopping centers, seja ela de franquias ou não, requer uma série de cuidados com prazos, normas e com a logística do processo. O correto gerenciamento de obras em shopping poderá, além de atender às regras do estabelecimento, prever situações adversas durante a execução e contorná-las a tempo de evitar prejuízos e atrasos na entrega.
Listamos hoje cinco cuidados essenciais que precisam ser levados em conta em obras em shopping. Confira e saiba como e porque é preciso contar com um profissional com experiência no gerenciamento deste tipo de obra para entregar com qualidade o projeto da loja.
1. Normas específicas
Cada shopping possui um Caderno Técnico, onde dispõe as normas específicas para projetos e obras no empreendimento. Lá ainda estão as instalações de infraestrutura do próprio shopping como as bitolas de tubulação, limites de carga de energia, tipo de condicionamento de ar, métodos preventivos contra incêndio etc, além dos passos necessários que se deve cumprir para a boa conduta, como sinalização e horários de obra, direcionamentos de projetos, tipos de licenças necessárias, etc. É imprescindível seguir estas especificações, que norteiam toda a execução do projeto de obras em shopping.
2. Prazos
O prazo para projetos e obras em shoppings é muito específico e curto. Os projetos não devem demorar mais do que duas semanas para ficarem prontos com antecedência, uma vez que ainda precisam ser analisados e aprovados pela administração do shopping antes do início da obra. Já o tempo da obra deve ficar no máximo entre 30 e 45 dias, compreendidos do início à inauguração. Lembrando que o faturamento de uma loja é medido em dias. Ou seja, quanto mais tempo fechada ou indefinida, maior o prejuízo.
3. Horários
Quem trabalha com obras em shopping, em projeto ou execução, deve entender que os horários são os mais diversos, chegando a tomar um profissional por 24 horas ininterruptas de trabalho. Isso porque no horário comercial trabalha-se toda a parte legal, com documentação, projetos, viabilidades, contratações, compra de material.
Mas a obra efetiva, só pode acontecer a noite, após as 23 horas (normalmente) e encerrando antes das 8 horas. Isso para permitir que o shopping esteja limpo e preparado para receber os usuários em sua abertura. Além disso, é preciso respeitar todos os cuidados de segurança dentro do shopping, fornecendo identificação de todos os trabalhadores e fornecedores, tipos de serviços a serem executados, impactos desses serviços, dentre outros aspectos.
4. Logística
Outro ponto fundamental é entender todas as necessidades do projeto e da execução de forma conjunta, para que as atividades sejam otimizadas e não haja perda de tempo. Dessa maneira, tudo precisa ser muito controlado e organizado, como custos, contratações, compras, aprovações, retornos e agendamentos.
Uma noite em que houve atraso ou ausência de um fornecedor na obra, por exemplo, pode atrasar a obra em até dois dias. Ou seja, quase 10% do tempo total da obra. Ainda entendendo que o atraso de uma frente de trabalho atrasará, por consequência, outra frente e assim por diante, sem chances de recuperação. Por isso, é preciso muita paciência e insistência, para deixar tudo acertado, sempre.
5. Profissional com experiência
Este é um ponto fundamental para quem quer minimizar os problemas e evitar atrasos e prejuízos. Um profissional com experiência neste tipo de atividade, como o arquiteto, pode atuar como grande coordenador da obra, administrando custos, contratações, aprovações, burocracia legal, compras e representando o proprietário em todas as instâncias de formação física da loja.
O arquiteto também pode atuar como coordenador de obra, coordenador de projetos, fiscalizador dos serviços, ou até mesmo como um intermediário local entre a matriz e a instalação de uma filial em determinada cidade. Tudo depende do tipo de contrato e da necessidade do empreendedor, mas sua presença é imprescindível desde o início até a entrega.
Segundo o arquiteto Juliano Amboni, a maior missão de um profissional de arquitetura neste momento é transformar toda a turbulência envolvida em uma obra de prazo curto e altas exigências de precisão e custos, em algo leve e prazeroso para todas as partes envolvidas. “Mas cada loja oferece um aprendizado profissional imensurável. São detalhes, experiências e tomadas de decisão que ficam cada vez mais refinadas para passar maior tranquilidade ao cliente e mostrar certeza naquilo que se faz”, explica.
A Recta Quatro é especialista em gerenciamento de projetos e obras em shopping, atendendo grandes clientes como a rede de farmácias Panvel e o Mc Donald’s (Better Alimentos), por exemplo. Confira alguns projetos da Recta: loja Moulin Rouge no Floripa Shopping, loja Club Casa no Beiramar Shopping, loja Imperador Calçados no Shopping Via Catarina e loja Frech B. no Shopping ABC.
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