Espaços Planejados

Espaços esportivos: o que levar em conta nestes projetos

espaços esportivosA prática de esportes e atividades físicas vêm ganhando cada vez mais adeptos em todo mundo. A busca por saúde e lazer ampliou a procura por diferentes atividades e modalidades e, por consequência, impulsionou a construção de novos espaços esportivos.

Os projetos de espaços esportivos requerem uma série de cuidados para atender às especificações de cada modalidade e o uso comum por um grande número de pessoas. Mas vai mais além: também pode e deve agregar elementos que proporcionem melhor convívio social, o conforto e a segurança de toda a edificação.

A arquitetura esportiva é a especialidade que dá ‘vida’ a este tipo de construção. É a responsável por aliar a técnica esportiva à arquitetura dos edifícios e instalações para proporcionar o local apropriado onde serão praticados os esportes.

Independente de o uso do local ser voltado para esportes de alto rendimento ou de recreação, os cuidados são os mesmos. O que muda é a flexibilidade do projeto e a diversidade de elementos e materiais que podem ou não serem utilizados. Por exemplo, uma quadra de voleibol tem medidas e itens iguais para que o esporte possa ser praticado, assim como uma piscina para prática do nado sincronizado que deve ter a profundidade necessária para as acrobacias.

Tipos de espaços esportivos

Um projeto específico de arquitetura esportiva se faz necessário para qualquer ocasião: de um grande estádio ou complexo até mesmo para uma quadra escolar ou ginásio municipal.

A lista de espaços esportivos contempla:

  • Estádios
  • Arenas multiuso ou de um único uso
  • Clubes
  • Academias
  • Centros de Treinamento
  • Centros Aquáticos
  • Áreas de lazer para edifícios e escolas
  • Campos e estruturas para futebol society
  • Ginásios
  • Quadras
  • Projetos sociais esportivos
  • Pistas de corridas
  • Piscinas olímpicas, semi olímpicas, de salto, etc
  • Instalações para campeonatos

Cuidados no projeto de áreas para esportes

espaços esportivosTudo começa com a definição de uso do local: para que esporte será utilizado, tipo de quantidade de público, áreas de convívio, etc. Ou seja, além da modalidade a que se destina, que precisa ser bastante estudada para poder obedecer às suas normas e dimensões específicas, para projetar um espaço esportivo é preciso se pensar ainda no acúmulo de pessoas, como dar conforto e segurança, além da hierarquia de públicos – os que praticam esporte e os que apenas assistem e usam o lugar.

Os materiais, que parecem ser de escolha simples, na verdade trazem bastante complexidade ao projeto. Deve-se levar em conta a especificação de pisos, para escolher um com propriedade correspondente ao esporte e que dê segurança e desempenho adequado durante a prática esportiva; os projetores e os postes que devem iluminar sem ofuscar; os materiais de revestimento da edificação precisam ser de fácil correção e limpeza e oferecer resistência ao uso e tráfego constante. Internamente, também, deve-se pensar na baixa manutenção do lugar, permitindo limpeza rápida e resistência de metais e louças sanitárias, revestimentos cerâmicos ou pintura.

A posição solar também deve ser considerada. Um condição básica nos projetos de equipamentos esportivos ao ar livre é seu posicionamento correto no terreno, respeitando a orientação Norte-Sul. A regra visa garantir condições iguais de jogo para as equipes adversárias. Isso porque, durante a primeira metade de jogo, uma das equipes recebe sol no rosto e a outra nas costas. Após o intervalo, há uma inversão de posições.

espaços esportivosEm um projeto da Recta Quatro para futebol society, por exemplo, o material das redes de proteção também precisou de atenção, uma vez que a quadra fica próxima a uma praia, com vento constante e atmosfera agressiva. Outro ponto foi pensar na drenagem e conter as borrachas do piso de grama sintética. Já em um projeto para cancha de bocha, também da Recta Quatro, as preocupações foram a proteção lateral (onde podia ou não estar presente), o piso e o contrapiso corretos para o esporte e a inserção dessa nova edificação no conjunto de centro esportivo já existente, tornando a fachada algo uniforme, de amarração de todas as modalidades.

De forma geral, tudo deve ser pensado para ser durável, seguro, confortável e atender todas as especificações técnicas da modalidade, além de estar de acordo com os códigos de obras municipais aos quais estão inseridos. Essas respostas somente são encontradas após pesquisas e o trabalho de projeto e já devem contempladas pela arquitetura esportiva.

Áreas internas e de convívio

O local destinado aos espectadores e as áreas de convívio, como churrasqueiras e bares,  também devem ser projetado a partir do tipo de uso que o espaço esportivo terá.

espaços esportivosSe as competições demandarem público maior, as arquibancadas podem ser fixas, mas também podem ser móveis, com elementos retráteis que cumprem a função de assentos. Partindo das normas do código de obras e do Corpo de Bombeiros, são calculadas as divisões, circulações, dimensões dos degraus e a quantidade de saídas de emergência.

Para áreas de convívio, vale lançar mão de terraços para abrigar os espectadores dos jogos, dando uma visão privilegiada do alto e livre de fluxos, integrada a uma churrasqueira ou até numa ideia de cozinha gourmet para pequenas confraternizações após as partidas. Já num andar térreo, pode-se pensar em cozinha e área de bar, além de vestiários e mais equipamentos sanitários.

Para saber mais sobre a construção de espaços esportivos, siga as atualizações do blog da Recta Quatro. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato.

About JULIANO DARÓS AMBONI