Tendências

Dicas para escolher o revestimento cerâmico ideal

Diferentes cores e texturas, facilidade de limpeza e visual moderno colocam o revestimento cerâmico no topo da lista de preferência dos consumidores. Na foto, a cerâmica dá a aparência de tijolos à parede da sala.

O revestimento cerâmico tornou-se, ao longo dos anos, um item quase que indispensável para decoração e acabamento. Com novas tecnologias aplicadas à técnica milenar de se produzir cerâmica, os novos produtos obtidos, agora, podem ser utilizados tanto interna quanto externamente, em pisos e paredes e em locais de pequeno ou grande fluxo, ou até para revestir fachadas. Hoje, existe uma gama de estilos para compor todos os ambientes: quartos, banheiros, cozinhas, salas, áreas de lazer, enfim, tudo pode ganhar uma nova cara com o revestimento cerâmico.  

Características como durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção da higiene, qualidade do acabamento final, isolamento térmico e acústico, além do aspecto estético e visual agradável, tem levado o produto ao topo da lista de preferências dos consumidores. Isso porque, as marcas têm desenvolvido cada vez mais o material e criado linhas de produto com diferenciais de cores e texturas que permitem abusar da criatividade. Há cerâmicas que imitam madeiras, mármores, tijolos, azulejo de metrô, entre tantos outros que dão charme e beleza.  

Mas, para o bom desempenho do revestimento cerâmico é necessário colocar o material certo para cada ambiente e também observar as condições climáticas. Dos pisos e revestimentos mais comuns aos modernos porcelanatos e pastilhas, há uma indicação adequada para cada local (interno ou externo, molhado ou seco, alto tráfego ou não). Na hora da escolha, é preciso observar bem características de cada material, como resistência à abrasão, produtos químicos e impactos, além dos níveis de absorção de água e textura.

Por exemplo, escolher o produto cerâmico para piso é diferente do que o pedido para parede. Deve-se prestar atenção se o material tem resistência à abrasão, que é relacionada ao tráfego de pessoas; resistência à ruptura, de acordo com a carga que será submetido; possibilidade de impacto; o coeficiente de atrito, em função do escorregamento do chão e, por fim, a resistência a manchas e a facilidade de limpeza. Já para em casos de aplicação em áreas externas, a placa cerâmica precisa ser resistente às alterações de clima, sol, chuva, vento e ter baixa absorção de água e expansão por umidade.

Assim, para escolher o revestimento cerâmico certo para seu projeto, conte com a orientação de um profissional capacitado, como um arquiteto. Este profissional terá conhecimentos técnicos para fornecer a correta especificação da placa cerâmica, da argamassa de assentamento e de rejuntamento adequado ao ambiente de uso.

Agora, dê uma olhada nessa lista que separamos, com algumas das principais marcas nacionais de revestimento cerâmico: Ceusa Revestimentos Cerâmicos, Cerâmica Portinari, Eliane e Portobello. Todas elas contam com variadas linhas de produtos para áreas internas e externas. Veja as diferentes combinações por ambiente e inspire-se!

Inspirado na paredes da cozinha da casa da vovó

 

Pra o piso, tipo madeira

 

Imitando aço, na parede

About JULIANO DARÓS AMBONI