Tendências

3 diferenças das casas com telhado embutido para as tradicionais

casas com telhado embutidoNão é possível hoje falar de residências marcantes sem lembrar das casas com telhado embutido ou das “sem telhado”. A arquitetura contemporânea trouxe linhas mais marcantes à construção, com o uso de retas e coberturas planas, onde o telhado fica oculto ou há apenas uma laje impermeabilizada finalizando o projeto.

Mas como esse projeto pode dar certo? E a proteção da edificação, como fica? É claro que nenhuma casa irá ficar desprotegida. No caso dos telhados embutidos, é usada a platibanda, uma espécie de mureta que emoldura a parte superior e tem a função de “esconder” o telhado. Também podem ser utilizadas placas de concreto pré-moldadas para estruturar a laje e deixar o aspecto de “sem telhado”.

Aliás, o telhado deve ser uma das primeiras decisões de quem decide construir. Vai além de uma questão estética: direciona todo o projeto arquitetônico da casa e influencia nos custos da obra e na manutenção da edificação.

Conheça, então, as três grandes diferenças de casas com telhado embutido para as com telhados tradicionais e escolha a que melhor se encaixa no seu gosto e orçamento.

Casas com Telhado Embutido x Telhados tradicionais

1 – Custo

Em relação aos telhados tradicionais, o embutido é mais econômico, pois a estrutura para fixar as telhas é bem menor se comparado aos estilos de coberturas convencionais e não necessariamente é de madeira – pode ser feito em metal.

Nas casas com telhados convencionais, o que interfere no custo é o tipo de telha (barro, cerâmica, concreto), o madeiramento (ipê, angelim) e a mão-de-obra. É muito comum o uso de beiral e ele pode ser de concreto ou madeira –  o que também aumenta o preço final.

Já entre os modelos de casas com telhado embutido, deve-se levar em conta o uso de calhas e condutores, que devem ter capacidade para alta vazão de água, assim como a instalação de pingadeiras e beiral para proteger portas e janelas.

2 – Manutenção

casas com telhado embutidoA manutenção das casas com telhado embutido também é mais simples e econômica, pois o gasto com telhas e tintas no momento da obra é menor, inclusive  para reposição ou nova pintura.

Neste modelo há ainda maior facilidade de se utilizar “telhados verdes” (com jardins exteriores no alto da construção) e sistemas para reaproveitamento da água da chuva, com o uso de calhas que direcionam a coleta. 

Porém, se esta for a opção escolhida, é um fator que vai requerer maior atenção à manutenção.

3 – Usos e Design

Tendência da arquitetura moderna, as “casas sem telhado”  abrem uma ótima possibilidade de criação aos arquitetos, pois permitem uma grande variedade e diversas possibilidades e mais liberdade em relação ao desenho, volume e altura.

casas com telhado embutidoÉ uma edificação que oferece a inclinação menor ao telhado, permitindo linhas mais retas e marcantes. A fachada sem telhado pode ser construída em casas em estilo sobrado, onde há um segundo andar construído, ou em construções de apenas um pavimento.

Já as casas com telhados tradicionais podem ser mais planas, mas também permitem uma variedade no projeto, se bem trabalhadas pelo profissional. Pode, inclusive haver um mix entre os dois estilos, dando ainda mais personalidade à construção.

Mas lembre-se que assim como qualquer outro projeto arquitetônico, ambos os projetos, de casas com telhados embutidos ou tradicionais, precisam de arquitetos capacitados e mão de obra qualificada para uma boa execução e assim garantir um resultado final com design, funcionalidade, conforto e segurança.

Para conhecer construções de variados estilos, acesse a área de projetos da Recta Quatro e veja mais sobre nosso trabalho. Se tiver dúvidas ou quiser saber mais, entre em contato.

About JULIANO DARÓS AMBONI