Espaços Planejados, Por que um arquiteto?

Projetos de arquitetura: Residência Cancellier

projetos de arquitetura

O artigo de hoje será dedicado a Residência Cancellier, uma criação da Recta Quatro. Vamos apresentar alguns detalhes da edificação de 320 m2, construída na cidade de Urussanga, no sul catarinense. A ideia é mostrar como os projetos de arquitetura, exterior e de interiores, quando pensados de uma forma integrada permite um melhor entendimento do ambiente como um todo e, por consequência, também um melhor aproveitamento dos espaços.

Na Residência Cancellier foi assim: os projetos de arquitetura foram realizados todos pela Recta Quatro, possibilitando um ambiente extremamente planejado. Dessa forma, quando a edificação foi criada, o seu uso interno e a composição dos ambientes, com mobiliário, revestimentos e demais equipamentos foram pensados de uma forma única.

Vamos então aos detalhes de cada um dos projetos de arquitetura da Residência Cancellier.

Projeto de Arquitetura

O trabalho iniciou com o estudo para um terreno pouco profundo e em declive. Se tratava de um terreno com mais largura do que profundidade, algo pouco comum nas estruturas das cidades. Dessa maneira, a área social foi toda feita no nível da rua, e para baixo, aproveitando o declive do terreno, foi projetada a área de uso das crianças da família.

Pelo projeto, a área social ficou toda integrada, com cozinha, sala de almoço, sala de jantar e sala de estar sem parede alguma. A disposição do layout é que fez a hierarquia dos lugares, conforme o uso. Também foi destinado um espaço para um dormitório de hóspedes que no dia a dia pode ser utilizado como brinquedoteca, até porque a área também é totalmente integrada com a área de estar.

No segundo pavimento, foram dispostas as quatro suítes, pensadas especialmente para o casal e seus trigêmeos. Todas elas são amplas e dispostas de maneira a serem voltadas para o sol da manhã, bem como, para a vista do centro da cidade de Urussanga. Além disso, voltam-se para a piscina, através das sacadas. A suíte do casal ainda possui um amplo closet, um escritório, área de maquiagem, e um amplo banheiro com banheira.

projetos de arquiteturaOutro ponto, foi a posição solar, que determinou a posição de abertura das quatro suítes, assim como da localização da parte de lazer. A piscina e as áreas de estar também foram fixadas em posições mais estratégicas para o aproveitamento da luz do sol, mas sem deixar de lado a privacidade dos moradores.

Para o desenho da edificação, foi explorado o uso de formas retas, com algumas marcações de eixo e linearidade. Essas marcações foram feitas com elementos arquitetônicos, cores e revestimentos, procurando atenuar a verticalidade central da casa, dada pelo volume da escada e caixa d’água. A composição do design também procurou deixar a edificação em harmonia com a cidade.

Além disso, a preocupação com a privacidade na fachada principal proporcionou a utilização de revestimentos, esquadrias e texturas diferenciadas. Foram usadas esquadrias em madeira afastadas da fachada, funcionando como brises de privacidade. Também, utilizou-se o sistema glass no fechamento do volume da escada, onde o perfil das esquadrias fica oculto por trás dos vidros laminados refletivos.

O coroamento também recebeu um tratamento especial, visando disfarçar alturas necessárias da parte de infraestrutura e auxiliando na composição global do conjunto da casa.

Projeto de Arquitetura de Interiores

Ao ser alinhado a estrutura e ao design da edificação, o projeto de interiores permite atender de uma forma bastante ajustada os anseios do cliente. Conhecer as demandas desde a primeira reunião, possibilita um entendimento de tudo o que o cliente deseja já no início dos projetos.

Com os projetos interligados e seguindo a mesma ‘linguagem’, foi possível a criação de ambientes personalizados. No caso da Residência Cancellier, foram feitos nichos na própria alvenaria para churrasqueira, varandas, sacadas, marquises, aberturas.

projetos de arquiteturaO projeto permitiu que os próprios revestimentos e mobiliários transmitissem a ideia de cada lugar e como deveria ser sua apropriação, mesmo quando não existiam paredes. Com isso, a leitura espacial fica mais fácil, possibilitando o entendimento de uso de cada lugar. Todos os ambientes ainda contam  elementos que conversam entre si, como rodapés, bancadas, cerâmicas, entre outros itens, que têm projetos únicos feitos pela Recta Quatro. Dessa forma, a residência como um todo tem um perfil particular. Toda a família reconhece sua casa e cria por ela um sentimento de aconchego e paz.

A residência foi transformada de uma maneira ímpar. Com os projetos de arquitetura integrados, a casa toda ficou com uma linguagem única, harmoniosa e da maneira sonhada pelo cliente.
Gostou da Residência Cancellier e quer saber mais sobre projetos de arquitetura integrados? Veja os projetos da Recta Quatro no nosso site ou entre em contato.

Tagged , , , , ,

About JULIANO DARÓS AMBONI