Com o avanço tecnológico e o cuidado com o meio ambiente, muitas opções para telhados ecológicos vêm sendo desenvolvidas.
Sendo fabricadas através de materiais reciclados, as telhas ecológicas vêm fazendo sucesso.
Sanando as necessidades da construção civil que por muito tempo, esteve em busca da redução de resíduos.
Quer saber mais sobre como esses novos materiais impactam no setor?
Continue a leitura deste conteúdo e conheça as telhas ecológicas.
Vamos lá!
O que são as telhas ecológicas
De forma bem simples, as telhas ecológicas são aquelas produzidas com base em materiais reciclados, como fibra de papel ou naturais.
Podem ser utilizadas em coberturas residenciais, galpões, barracões e até mesmo canteiros de obra.
Essas telhas vão de acordo com a necessidade do setor de construção civil em reduzir a geração de resíduos e a emissão de gases poluentes.
É uma ótima opção para projetos que buscam visual moderno aliado com a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.
Veja também: 3 diferenças das casas com telhado embutido para as tradicionais.
Como são feitas as telhas ecológicas
Uma das principais vantagens da telha ecológica é que ela pode ser feita a partir de vários materiais e de produtos para automação industrial.
Como garrafas pet, embalagens Tetra Pak, fibras vegetais, entre outros.
Conheça os tipos:
- Telha ecológica de fibras vegetais: fabricada com fibras de madeira (eucalipto ou pinho) e também fibras naturais de sisal, coco e bananeira. Geralmente são encontradas em variadas tonalidades e muito utilizada para a cobertura de edifícios comerciais e galpões;
- Telha ecológica de embalagem Tetra Pak: utilizada no ramo civil é aplicada em projetos de habitação social e empresas que apostam em arquiteturas sustentáveis. Sua composição é basicamente de alumínio, pet, polietileno e polinylon;
- Telha ecológica de garrafa pet: fabricadas com garrafas pet recicladas, são separadas de acordo com a coloração do plástico. O seu formato é semelhante ao das telhas de cerâmica.
- Telha ecológica de papelão: fabricada com papel reciclado, é dissolvida para que ocorra a extração da fibra de celulose, e só depois é misturada com os demais materiais para adquirir resistência.
5 razões para usar as telhas ecológicas nos projetos
Não é somente a sustentabilidade o ponto chave dessas telhas.
As produzidas com materiais ecológicos apresentam inúmeras vantagens, principalmente quando comparadas com os modelos tradicionais.
Entenda:
#1 É uma opção sustentável
Os materiais utilizados para as telhas ecológicas são reciclados, o que contribui para a redução de entulhos, reciclagem do lixo e a conservação do meio ambiente.
Especialistas afirmam que para produzir uma telha de 2,20m x 90 cm , são necessárias aproximadamente 2.000 caixinhas de leite.
O número assusta, ainda mais quando se faz a comparação para cobrir uma casa de 100m².
Onde são usadas 80 telhas, o que corresponde a 160 mil caixinhas de leite sendo recicladas e deixando de serem jogadas em aterros ou locais irregulares.
#2 É um material atóxico
As telhas ecológicas são produzidas com materiais atóxicos, ou seja, não apresentam riscos para os ocupantes dos locais em que ela será instalada.
Diferente das telhas de amianto, que podem causar sérios riscos à saúde por ser produzida com base em propriedades tóxicas.
#3 Reduz os custos da obra
Telhas ecológicas reduzem o uso de alguns materiais comuns em criação de coberturas, como as tradicionais madeiras, água e o concreto. Porém a economia pela escolha desses telhados vai além.
Por serem materiais leves seu transporte é mais fácil, evitando consequentemente quebras durante o deslocamento.
No quesito instalação, quando se trata de telhado ecológico, os responsáveis podem trabalhar com equipes menores, o que diminui, claro, o custo de mão de obra.
Acompanhe também: Etapas de um projeto: conheça o passo a passo até a entrega da obra.
#4 Tem rápida instalação
Por serem mais leves, são mais fáceis de serem fixadas na estrutura do telhado, isso faz com que a instalação seja mais rápida e exige menos mão de obra.
Ou seja, é uma boa opção para prazos de entrega mais apertados.
#5 Leveza e durabilidade
É uma telha mais leve em comparação aos modelos tradicionais, fazendo com que seja possível reduzir a quantidade de madeiras e estruturas para a cobertura.
Tornando a obra mais econômica.
Além disso, conta com alta durabilidade, não quebra, não trinca e é super resistente a chuvas e tempestades acompanhadas de granizo.
Mesmo feita com materiais recicláveis, as telhas ecológicas se mostram super eficientes, assim como os demais modelos de telha.
Sendo uma boa opção para as obras, sem esquecer da contribuição para com o meio ambiente.
Lembre-se, na hora de escolher soluções sustentáveis para a sua construção, aposte em empresas responsáveis e que se importam com o meio ambiente!
Sobre a autora: Paula Moraes, estudante de Marketing Digital e SEO.