Por que um arquiteto?, Tendências

Casas para idosos: como adaptar a residência para ter mais conforto e segurança

casa para idoso

Os idosos representam quase 15% da população brasileira e serão o dobro em até 2025. Segundo o IBGE, entre 2005 e 2015, o número de idosos no Brasil cresceu em um ritmo muito maior do que a média mundial. A proporção que era de 9,8% passou para 14,3%.

Segundo o Ministério da Saúde, 70% dos acidentes de queda, que acontecem com os idosos, ocorrem dentro de casa. Sendo que 30% destes acidentes causam a morte de idosos e pelo menos 40% causam alguma lesão grave, principalmente, no cérebro e na medula. Além disso, como a pele do idoso é mais fina, um simples esbarrão pode provocar algo mais grave na cútis do idoso.

casa para idosoOs dados são para mostrar que com o passar dos anos, todos vamos perdendo habilidades motoras, de equilíbrio, coordenação e flexibilidade, e  precisaremos adaptar nossa casa para que ela seja um local seguro para morar. O artigo de hoje traz algumas ideias de projetos para adaptar a casa para idosos.

Este tipo de prevenção reduz o número de acidentes, de custos com médicos e hospitais e melhora a qualidade de vida do idoso e de quem vive com eles. Ao desenvolverem um projeto para idosos, os arquitetos devem levar em consideração que os ambientes precisam estar diretamente relacionados às necessidades de assistência e às capacidades físicas e sensoriais, mas de modo que promovam a independência e a autonomia do morador.

Vamos a algumas dicas para adaptação dos cômodos da casa para idosos:

  • Circulação, corredores e escadas: Devem seguir a NBR 9050, sendo o mais livre possível com no mínimo 80 cm de largura. É recomendado evitar escadas longas ou cheias de curvas; o indicado é substituir degraus por rampas – com no máximo 8% de inclinação e corrimão com 90 cm de altura. Todos os acessos devem ser espaçosos. Para facilitar, é recomendado instalar suportes que permitam o descanso e contribuam com a prevenção de acidentes. É preciso ainda deixar os corredores iluminados e se preocupar com o contraste da porta com a parede para que a pessoa possa enxergar com mais nitidez.

  • Portas: Se possível sempre com vão de 80 cm, principalmente para o banheiro e entrada da casa (esta pode ser maior, com 90 cm); maçanetas de alavanca (e não redondas) são recomendadas;

  • Revestimento do chão: A melhor forma de prevenir acidentes é instalando superfícies mais firmes para o deslocamento. Opte pelos antiderrapantes, como cerâmicas com textura tátil e pisos emborrachados.

  • Banheiro: É preciso instalar barras no banheiro para facilitar o banho e ter um vaso sanitário mais alto. Retire objetoscasa para idoso perigosos, como itens de vidro. O banheiro deve estar situado no primeiro andar da casa. As normas que devem ser obedecidas estão na NBR 9050 (Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamentos Urbanos).

  • Cozinha: A torneira de mono-comando ou alavanca facilita o manuseio; copos de plástico e de metal evitam cortes no caso de acidentes. E ter um carrinho com rodas facilita o transporte dos objetos de um ambiente para o outro.

  • Quarto: Deve ficar no andar térreo, com acesso fácil ao banheiro; a cama deve ter altura que permita estar sentado e apoiar os pés no chão e deve contar com um mesa ou apoio lateral com cantos arredondados para o apoio de objetos. É preciso iluminação indireta para melhorar o deslocamento à noite e, se possível, instalar telefone e campainha próximos da cama.

  • Mobiliário: para evitar quedas ou outros perigos envolvendo os ambientes residenciais, é necessário adotar móveis sem quina e fixos no chão. A medida ajuda a evitar ferimentos caso o idoso resolva buscar equilíbrio no item mobiliário. Os objetos devem ser armazenados em lugares sob medida, ou seja, nem muito no alto e nem muito abaixo. É indicado evitar objetos desnecessários que representam obstáculos, como vasos e esculturas e qualquer acessório que possa resultar em quedas, como tapetes.

  • Iluminação:  deve ser abundante e uniforme, evitando pontos escuros que possam esconder objetos compensando as dificuldades visuais; as lâmpadas devem ser anti-ofuscante (lâmpadas leitosas permitem iluminação indireta); o acesso aos interruptores deve ser facilitado, escolhendo os iluminados. As janelas devem ser amplas e as cortinas claras, para melhorar a entrada de luz natural e facilitar as atividades.

casa para idosoVeja mais também nessa reportagem da LBV TV!

Uma reforma geral na casa é importante, mas em muitos casos uma adaptação mais simples já significa um grande reforço na segurança e faz uma imensa diferença na qualidade de vida dos idosos.

Não esqueça de contar sempre com um arquiteto para que as mudanças realmente sejam seguras e feitas com qualidade. Se tiver alguma dúvida ou precisa fazer adaptações na sua residência, entre em contato!

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

About JULIANO DARÓS AMBONI