Espaços Planejados, Tendências

Dicas sobres escadas: escolha a ideal para seu projeto

escadasEm um projeto arquitetônico com dois ou mais pavimentos, a escada possui um papel fundamental para a circulação e acesso aos andares da edificação. Mas, há tempos que a escada deixou de ser um item somente com as funções de ‘subir e descer’. É possível aproveitar este espaço com ideias criativas. Em alguns casos, elas até se transformam em peças de design compondo o ambiente.

Com formatos retangulares ou orgânicos, as escadas podem ter tamanhos e materiais variáveis.  Por isso, é aconselhável não ignorar os principais detalhes que as compõem: formato, material, corrimão, guarda-corpo, nichos, entre outros acabamentos, para garantir, além de design, conforto e segurança aos usuários.

No artigo, vamos falar de alguns detalhes importantes para você lembrar na hora de escolher, junto com o seu arquiteto, a escada ideal para a casa ou apartamento. Também vamos mostrar os requisitos de segurança para escadas em locais públicos ou de grande circulação de pessoas.

Elementos e cuidados fundamentais

escadasAs escadas são divididas por utilização e modelos e para segurança. Essas são as exigidas como rota de fuga pelo Corpo de Bombeiros (escada comum, escada protegida, escada enclausurada, escada enclausurada à prova de fumaça).  Porém, antes de apresentar modelos e formatos, vamos falar dos elementos que compõe um escada e alguns cuidados fundamentais para melhorar o uso e à segurança.

As escadas são compostas pelos seguintes elementos:

  • Piso – é a superfície horizontal onde pisamos com o nosso pé ao subir uma escada. São conhecidos também como degraus da escada;
  • Espelho – é a superfície vertical entre um piso (degrau) e outro e onde batemos com a ponta do nosso pé ao subir uma escada;
  • Patamar – é a superfície horizontal mais cumprida que os pisos (degraus). Servem como descanso ao subir uma escada que vence uma grande altura. Nem toda escada possui patamar;
  • Guarda-corpo – é o elemento vertical ao longo das escadas que serve de proteção para as pessoas não caírem da escada;
  • Corrimão – é um elemento presente no guarda-corpo da escada e serve para as pessoas apoiarem as mãos ao subir ou descer uma escada.

Entres os cuidados a serem levados em conta no projeto da escada, estão:

  • Considerar o tipo e a lotação da edificação e o uso a que a escada se destina;
  • Atenção com piso antiderrapante, largura de vãos, a necessidade de corrimãos e guarda-corpos, circulações e patamares, visando permitir a passagem das pessoas e transporte de mercadorias;
  • Lembrar da boa iluminação;
  • Considerar sua relação com as circulações existentes em níveis, as aberturas de portas e possíveis janelas;
  • Evitar formatos em leque, em caracol, afunilamentos, variações dimensionais de altura de degraus (devem estar próximos de 17,5cm de altura e 28cm de profundidade), largura de vãos, uso de materiais frágeis ou combustíveis;
  • Respeitar as normas de segurança. Em caso das escadas de segurança, é preciso observar as Instruções Normativas para saídas de emergência, determinadas pelo Corpo de Bombeiros de cada estado (um exemplo, é a IN 009, de Santa Catarina).

Escadas residenciais

O primeiro ponto é lembrar que para conciliar conforto, beleza e segurança, a escada deve estar em harmonia com o estilo arquitetônico da moradia para evitar o surgimento de cantos sem uso e problemas de circulação no ambiente. As escadas mais comuns para casas são a “escada em U”, a “escada em L” e a “escada reta”.

  • Escada em ‘U’ – Esse é um tipo de escada que ocupa maior área do ambiente e pode ser projetada na divisa com uma parede ou no meio da casa, dividindo dois ambientes, como sala de jantar e sala de estar, ou sala de jantar e sala de TV.
  • Escada em ‘L’ – A Escada em ‘L’  geralmente é instalada nos cantos, mas há muitos projetos este tipo de escada no meio de ambiente. Em residências com menor espaço, como casas geminadas de dois pavimentos (sobrados), as escadas em ‘L’ ajudam a ampliar o ambiente.
  • Escada Reta – A escada reta é a que ocupa menor área do ambiente. É indicada para salas muito estreitas, em formato retangular.

Também há outros modelos que ganham cada vez o gosto do público. Entre eles, estão as escadas suspensas e as escadas com guarda-corpo de vidro. As suspensas, geralmente são fixadas na parede para que tenha um efeito solto para dar um ar leve e moderno para o ambiente. Nesta publicação, do site da revista Arquitetura e Construção, há alguns exemplos de escadas mais ‘inovadoras’ para você ter uma ideia do que está no mercado.

Materiais das Escadas

escadasO acabamento das escadas pode ser feito com vários materiais. Os mais comuns são o concreto, o aço,  as madeiras e as pedras. No guarda corpo também utiliza-se os vidros temperados, tubos de aço e tubos inox.

Em concreto, precisa ter um acabamento bem liso. Isso porque, nas áreas externas, se estiver poroso, ficará mais frágil à umidade e às chuvas. Em madeira, pede cortes mais retos e encaixes perfeitos para fortalecer a peça – as espécies mais indicadas para essas estruturas são o jatobá e o ipê e todas as outras que são duras, resistentes e, em geral, mais escuras. Já em metal, deve-se observar o nivelamento da escada, verificando se as hastes do corrimão estão paralelas ao eixo da escada. As soldas também devem ser uniformes e os parafusos ‘escondidos’.

Como vimos, escadas são necessárias para acesso em níveis diferentes, e podem estar presentes (principalmente em prédios com grande número de pessoas são necessárias para saídas de emergência), independente do uso de elevadores ou rampas. Por isso, vale então lembrar que as escadas devem ser pensadas, projetadas e detalhadas com cuidado para as alturas a serem vencidas, sempre com conforto e segurança aos usuários.

Para saber mais sobre dicas de arquitetura e construção, acompanhe as atualizações do Blog da Recta Quatro. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato.

About JULIANO DARÓS AMBONI