Novos Materiais, Tendências

Casas de contêiner: uma nova forma de construir

casas de conteinerVelho conhecido nos trens e navios de carga, o contêiner tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos arquitetônicos. A estrutura metálica abriga dos mais variados projetos residenciais e comerciais: são casas de contêiner, estúdios de músicas, escritórios, galerias, bares e lanchonetes, lojas e espaços individuais como quartos de hotéis, cozinhas gourmet, banheiros, áreas de lazer e até piscinas.

Além da praticidade e sustentabilidade, soma-se a tendência de construir em contêineres ao enorme número  de contêineres vazios ao redor do mundo. Isso porque, a vida útil da estrutura para o mercado é de aproximadamente 8 anos, mas sua durabilidade pode chegar aos 100 anos. Ou seja, ainda restam pelo menos 92 anos de bom uso. Há dois tipos de contêineres: marítimo comum, feito de aço corten, muito resistente à corrosão mas com deficiente isolamento térmico e acústico, e o reefer, usado para transportar carga congelada, mais caro mas com melhor isolamento.

Essa estrutura metálica é realmente versátil e possibilita construções de baixo custo, rápidas e sustentáveis. No entanto, diversos fatores devem ser considerados antes de transformar o módulo em casas de contêiner ou em outros ambientes. Executar um projeto com as caixas metálicas exige mão de obra especializada, um bom projeto arquitetônico e conhecimento das particularidades desse tipo de empreitada.

casas de conteinerPor exemplo, é preciso verificar as condições de conservação e exigir os laudos de descontaminação e os documentos de nacionalização. Antes de construir ainda é necessário consultar os órgãos públicos responsáveis, pois cada município tem suas próprias regras de construção. A área do terreno também deve ser capaz de comportar os containers, com espaço para as manobras dos guindastes que fazem a conexão entre os módulos.

Para uso, as unidades são pintadas com tinta anti-ferrugem e encaixadas através de um sistema de engate – lembre-se de evitar contêineres com ferrugem perto dos selos e que contenham mau odor. Os contêineres podem ser combinados, basta cortar o piso, paredes ou teto para criar aberturas e novas conexões. Porém, todo recorte deve ser reforçado, geralmente com steel frame, senão os painéis ondulados que sustentam o container desabam. Colunas e vigas também serão necessárias dependendo do tamanho das aberturas e cargas do projeto. Uma casa-contêiner pode contemplar as mesmas soluções de uma edificação de alvenaria: fachada ventilada, teto verde, brises, beirais e revestimentos termoacústicos, e ter o mesmos acabamentos de uma residência tradicional. Vale usar cerâmicas, porcelanatos, drywall, revestimentos de madeira, compostos de alumínio etc.

casas de conteinerApesar dos cuidados, há muitas vantagens nesse sistema construtivo. Por ser um sistema pré fabricado, o contêiner conta com pontos positivos como o menor desperdício de materiais, sendo mais sustentável, além de menor envolvimento com mão de obra, da padronização e controle de qualidade das peças utilizadas. Tudo isso gera economia e agilidade na construção.

 

 

Veja os benefícios:

Obra mais limpa – há redução de entulho e de outros materiais;

Rapidez na execução – leva geralmente quatro meses para ficar pronta;

Economia de recursos naturais – menor uso de areia, tijolo, cimento, água, ferro etc;

Reutilização do material – pode ser reciclado ou reutilizado em outros momentos;

Flexibilidade – além da construção poder ser desmontada e montada em outro terreno,  suas características modular e geométrica permitem diversas configurações e facilitam a construção e/ ou montagem;

Baixo custo – bem administrada a construção pode ser 30% mais barata do que a tradicional

Durabilidade – o contêiner tem vida útil longa; pois é projetado para resistir às diversas intempéries e suportar grandes cargas;

Pouca fundação e terraplanagem – quase nunca é necessário, dependendo da carga a ser ocupada;

Permeabilidade do terreno – mantém as características.

A revista Architecture and Design traz uma reportagem com alguns dos melhores projetos em contêineres para você se inspirar, confere aqui no link. E o portal tua casa tem outros 90 projetos bacanas de casa de contêiner, dá uma olhada também!

About JULIANO DARÓS AMBONI