Novos Materiais

Piso laminado ou piso vinílico: conheça cada um e acerte na escolha

piso laminado

À primeira vista, são muito parecidos e dão a mesma aparência amadeirada aos ambientes. Mas entre eles há algumas diferenças importantes que você precisa conhecer antes de escolher o tipo de revestimento que mais se encaixa nos seus planos. Estamos falando do piso laminado e do piso vinílico, bastante utilizados em áreas internas pelo aconchego, beleza e praticidade.

A seguir, vamos apresentar as principais características de cada piso, já que laminados e vinílicos contam com especificidades na composição, instalação, limpeza e usabilidade. Vamos lá!

As vantagens e os usos do piso laminado e do piso vinílico

 

Piso laminado

 

Composição – o piso laminado é composto por camadas de materiais derivados da madeira, como aglomerado e painel de madeira de alta densidade (HDF). A camada superior recebe uma estampa decorativa artificial, protegida pelo overlay (resina melamínica). O revestimento vem em réguas; pode ser instalado por encaixe ou cola sem cheiro.

Usos – quando quiser dar mais sofisticação a ambientes como salas de jantar e quartos, use o piso laminado – cuidado com corredores pois ele propaga o som com facilidade. O piso laminado é ideal para áreas internas de pouca circulação, mas já existem produtos específicos para serem usados em áreas externas mais úmidas, como churrasqueiras, jardins, cozinhas, banheiros e áreas de serviço. Além da resistência à umidade, ou seja, não empenam e não ondulam com o tempo, devem ser antiderrapantes e antibacterianos.

Instalação

 piso laminadoO piso laminado é muito fácil de instalar e no dia seguinte já é possível usá-lo (é possível colocar em uma grande metragem em apenas um dia sem quebradeira nenhuma).

Pode ser sobreposto a outro piso e aceita variações no contrapiso de até 3 mm a cada 1,5 m de extensão. A instalação pode ser feita com cola ou com
sistema de encaixe e é preciso deixar um espaço de dilatação entre as bordas do piso e a parede. Além disso, como propaga sons, deve-se cobrir o contrapiso com manta acústica.

Limpeza –  é de fácil limpeza, mas devido ao seu miolo de madeira, o material não pode ser coberto com água – se derramar qualquer líquido precisa secar logo. Vale usar o aspirador de pó ou vassoura de cerdas suaves e depois passar um pano (pouco) úmido com sabão neutro Manchas exigem detergente e álcool; já tinta, verniz e graxa saem com querosene, tíner ou aguarrás. Também é preciso instalar feltro nos pés dos móveis e usar rodízios de polietileno para evitar riscos.

Vantagens –  em caso de mudança, pode ser desmontado e levado para a nova casa, e por ser considerado flutuante, o contrapiso não precisa estar tão nivelado quanto no caso do vinílico. A durabilidade também é alta e, se bem cuidado, passa de dez anos em ótimo estado.

 

Piso Vinílico

 

Composição – o piso vinílico é feito com cloreto de vinila, ou PVC, e é protegido por resina de poliuretano. Existem três tipos de piso vinílico: em manta, placa e com tons de madeira.

Usos – como não suporta muita água e nem muito sol, não é indicado para áreas externas e cômodos inundáveis, como banheiros e cozinhas. Vale usar em quartos, salas de estar e escritórios, pelo conforto e por ser antibacteriano. Outro uso é em instituições de saúde, como clínicas e hospitais, pois, além do piso ser antibacteriano, o rodapé é feito do mesmo material, sem cortes nem cantos (fica arredondado) para não reter sujeira.

piso vinilicoInstalação – Também de fácil instalação e pode ser sobreposto a outro piso. Mas de for colocado no contrapiso, precisa que a superfície esteja seca, limpa e muito bem nivelada. Como são vendidos os sistemas de cola, encaixe e autoadesivos, depois, basta colar ou encaixar o revestimento e esperar secar.

Limpeza – fácil de limpar, resiste à proliferação de bactérias e praticamente não mancha. Porém, risca se a abrasão for grande, como o arrastar de um móvel mais pesado, por exemplo. É preciso ter cuidado com o sol, pois o pigmento pode desbotar, e também cuidados com a água – não é possível submergi-lo, apenas usar uma quantidade normal para limpeza. No dia a dia, basta varrer com uma vassoura de pelo ou passar um rodo com pano umedecido. Se quiser uma limpeza mais profunda, use tecido com água e sabão neutro.

Vantagens – o piso vinílico abafa ruídos de passos e ajuda a conservar a temperatura dos ambientes. Mancha muito pouco e é antialérgico. Também conta com uma grande gama de tonalidades de madeira, podendo ser encontrado desde cores vibrantes à aparência discreta.

Gostou do conteúdo? Então curta e compartilhe com seus amigos. Se tiver algum dúvida ou sugestão, deixe um comentário ou entre em contato com a Recta Quatro!

About JULIANO DARÓS AMBONI