Novos Materiais, Tendências

Cimento queimado: vantagens e aplicações

cimento queimadoMaterial barato, sustentável e “descolado”. O cimento queimado é um opção prática e cheia de personalidade para ser usado em diversas aplicações e ambientes. Não se restringe ao estilo industrial e traz o tom cinza, tão em alta na decoração, que serve como base para as mais diversas combinações.

O ato de “queimar” o cimento é o que o distinguirá de um simples piso cimentado. Não tem nenhuma relação com fogo ou maçaricos: o nome vem do processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida. A superfície deve ser desempenada com uma desempenadeira de aço, espalhando o pó de cimento sobre a argamassa e deixando o conjunto bem liso. Após a secagem está pronto o cimento queimado, com um aspecto bem liso e nivelado.

No artigo, vamos trazer algumas vantagens e cuidados ao utilizar o cimento queimado e algumas dicas de onde aplicar.

Vantagens e cuidados ao usar cimento queimado

O cimento queimado pode ser utilizado em quase todos os ambientes de uma casa. Ele é um piso com alta resistência e pode ficar exposto ao tempo porque lida bem com a água, além de ser fácil executar os desníveis necessários para seu escoamento – contudo, por ser muito liso, pode ficar escorregadio, especialmente quando molhado. A limpeza é simples e basta lavar com água e sabão neutro. Em ambientes como salas de estar, fica bom aplicar cera líquida ou em pasta para a manutenção.

O cimento queimado não é adequado para os quartos, que podem ficar muito frios, em especial durante o inverno; e também em banheiros, principalmente no interior dos boxes porque o material pode reagir com xampus, sabonetes e outros produtos.

Além dos tons de cinza, o cimento queimado pode ser feito numa gama muito variada de cores, geralmente tendendo para os tons pastel, ou ainda pode se aproximar bastante da cor branca, se for executado com cimento branco e se o pó de mármore for aplicado na argamassa. Para dar cor, pode-se misturar corantes.

Como a utilização de cimento queimado resulta em um piso monolítico, formado por grandes panos sem rejuntes, é recomendável ter cuidado com a formação de fissuras. Para minimizar seu aparecimento, o recurso principal é a aplicação de juntas de dilatação – de plástico, madeira, pedra ou metal, com dimensões entre 1,5 metros e 2 metros – que ficam praticamente imperceptíveis, formando uma malha quadriculada de pequenas linhas discretas no piso.

Contar com aplicadores especializados é fundamental. Mas, antes de contratar um profissional, procure conhecer alguns pisos aplicados por ele. Isso porque, é preciso saber bem como executar um bom cimento queimado.

Aplicações

Paredes, escadas, em móveis, no teto ou no piso. As aplicações do cimento queimado são variadas. Separamos alguns exemplos de decoração utilizando este material, destacadas pela revista Casa e Jardim e pela revista Casa Vogue.

cimento queimado

cimento queimado

cimento queimado

Gostou do conteúdo? Compartilhe estas dicas com seus amigos! Se quiser saber mais sobre as novidades do mundo da arquitetura e construção, acompanhe as atualizações do blog da Recta Quatro.

About JULIANO DARÓS AMBONI